10 de março de 2020

15 de março é o Dia da Escola

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O dia da escola é comemorado no dia 15 de março. A importância da data está ligada justamente a importância da própria instituição. Formadora fundamental de cidadãos críticos e engajados na construção de um mundo mais justo, a escola merece todo o reconhecimento. Sendo uma das instituições mais importantes para a vida em sociedade, os colégios brasileiros passaram por diversas mudanças e transformações, acompanhando os desenrolares políticos e os próprios avanços tecnológicos que vieram com a virada do século.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a história e dicas para homenagear esta instituição. Confira!


Entenda porque se comemora o dia da escola

O dia da escola não é comemorado por acaso. Celebrar o dia 15 de março é celebrar uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento social. Além do convívio familiar, as instituições de ensino são o primeiro contanto social real a que as crianças são apresentadas.

A primeira escola oficial no Brasil foi fundada em 1549 sob o comando do Padre Manoel da Nóbrega. Contudo, a história da educação no país pode ser contada desde as primeiras missões jesuítas, que tinham como objetivo a catequização indígena. Com o tempo, os objetivos das escolas se modificaram juntamente com os alunos que gostariam de formar.

Ensinos e práticas,como o desenvolvimento socioemocional, e a introdução de plataformas tecnológicas nas salas de aula transformam não só a maneira de ensinar, mas os alunos que estão sendo formados. O que antes era um ambiente rígido e que permitia muito pouco desenvolvimento dos jovens, hoje busca desenvolver autonomia nos discentes para que estes sejam autores do seu próprio ensino. Para a sociedade, isso significa formar cidadãos capazes de desenvolver suas habilidades em um ambiente onde a presença do professor deixou de ser a parte central da detenção do conhecimento.

Veja a importância da escola para a formação do cidadão

A escola e o ambiente familiar são os principais formadores das habilidades e valores dos jovens. Sejam elas sociais ou emocionais, são nestes ambientes que aprendemos a interagir em sociedade. Além disso, quando uma escola elabora suas metas e objetivos, também é determinado o tipo de aluno que ela deseja formar. Pautados em princípios éticos e morais, as instituições de ensino podem ser para muitos, a principal porta para debates sobre problemas sociais e os encontros com as diferenças do outro.

Além disso, em algumas situações, a escola é o único ambiente em que o jovem tem contato com manifestações culturais diversas. Isso estabelece uma pluralidade referencial muito necessária em um mundo cada vez mais diverso e interconectado.

Comemoração do dia da Escola

Celebrar o dia da escola em sala de aula é muito importante para que os alunos compreendam a importância da educação em suas vidas. As atividades podem ser diversas e com objetivos específicos. Pode ser requisitado aos alunos uma pesquisa sobre a história da própria instituição e os funcionários mais antigos do colégio podem ser entrevistados. Isso não só estabelece um vínculo entre o aluno e a instituição, como também estreita os laços com os funcionários e professores.

Compreender que a escola funciona como um organismo completo, e que cada área e colaborador é fundamental para o bom desenvolvimento das práticas escolares pode ser um desafio para os jovens. Propor dinâmicas que envolvam o agradecimento de todos aqueles que participam direta ou indiretamente dos processos pedagógicos pode ser uma boa ideia. Os alunos podem preparar um mural de agradecimento, com mensagens positivas para todos na instituição.

Conclusão

A escola é uma das instituições mais antigas do nosso país e também, uma das mais importantes. Ela é um dos agentes fundamentais na formação de cidadãos críticos e voltados para o bem estar de todos. Todos os envolvidos nos processos pedagógicos devem se sentir homenageados neste dia já que é o trabalho de todos que garante o bom funcionamento da instituição e o sucesso das práticas educacionais.

Por isso, todos os processos educacionais devem ser planejados em conjunto. Para facilitar alguns desses processos, preparamos um kit com documentos essenciais para auxiliar a gestão. Baixe gratuitamente!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário