3 de março de 2020

A importância da avaliação do ano letivo

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O sucesso do ano letivo está diretamente ligado ao planejamento que existiu sobre ele. No planejamento escolar, a gestão estabelece metas, objetivos e o caminho a ser traçado para o desenvolvimento da instituição durante aquele ano. Entretanto, esse planejamento precisa se basear sempre em dados e avaliações.

Uma maneira de garantir o sucesso deste planejamento é realizar um balanço anual do ano que se passou. Com isso, é possível balancear as metas que foram atingidas e o que ainda precisa ser alcançado.

Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais tópicos para o balanço anual e a importância do planejamento para o sucesso do ano letivo. Confira!


Ano letivo 2020: a importância do balanço anual escolar

A análise das realizações e práticas escolares é de vital importância para o sucesso da instituição. Essa é a única maneira de conferir se as metas definidas no início do ano letivo foram cumpridas, além de avaliar os desafios que surgiram no caminho e como evitá-los no próximo ano. Uma maneira de otimizar esse processo é analisar o desenvolvimento de cada área escolar, como a pedagógica, financeira e administrativa.

Esse processo pode ser demorado, e por isso, o ideal é que esse balanço seja feito em conjunto com professores e coordenadores. Algumas questões importantes a serem analisadas são:

  • Como foi o desenvolvimento do processo de alfabetização para a educação infantil?
  • Como os professores avaliam os processos pedagógicos como um todo?
  • Qual foram as atividades escolares que obtiveram mais resultado e sucesso?
  • Ocorrerão conflitos entre os membros do corpo docente?
  • Como foi o desempenho dos alunos do 3º EM em relação ao Enem e vestibulares?
  • A gestão financeira foi bem executada?
  • Como foi a taxa de inadimplência do ano?

O período ideal para realizar o balanço é logo quando os alunos saem de férias, mas as atividades da gestão ainda não foram suspensas. Seu objetivo é a constante melhora das atividades dentro da instituição.

3 dicas para um ano letivo produtivo na sua escola

Após avaliar todos os processos do ano letivo anterior, é hora de se planejar paras as atividades do próximo ano. O papel da gestão escolar no planejamento é essencial, visto que possibilita melhorar os processos internos e externos da instituição  e o gestor é o profissional envolvido na maior quantidade de processos existente no colégio. Dentre os principais pontos de atenção do planejamento estão:

Planeje as interações entre família e escola

Uma parte muito importante para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas é contar com o apoio dos pais ou responsáveis. Comprovadamente, quando os familiares estão engajados e inseridos no ambiente escolar, o rendimento dos alunos melhora. Além disso, um trabalho realizado em conjunto com a família permite intervenções pedagógicas mais assertivas e a extensão do trabalho realizado em sala de aula para a casa dos jovens.

Mas qual a melhor maneira de atrair a família para dentro da instituição? Os eventos escolares são uma boa alternativa para esta questão. Entretanto, é preciso bastante planejamento para que os objetivos sejam atingidos. Definir as datas dos eventos e elaborar um calendário que será enviado aos pais logo no início das aulas pode garantir a presença da maioria dos familiares.

Atente-se as questões pedagógicas

Diante de tantas questões burocráticas e administrativas, é comum que a gestão deixe as questões pedagógicas como preocupação exclusiva da coordenação. Entretanto, cabe ao gestor administrar também a qualidade do ensino, por meio da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da aplicação de avaliações diagnósticas. Dessa maneira, é possível criar estratégias que melhorem as práticas de ensino e até planejar intervenções pedagógicas.

Invista na formação continuada do corpo docente

O mundo da educação é constantemente alterado pelas transformações  globais. Dessa forma, é preciso que os professores estejam cada vez mais preparados, reformulando suas práticas para melhora atender às necessidades dos jovens. Entretanto, diante de uma rotina tão atarefada, onde alguns profissionais possuem até 3 turnos de trabalho, contar com o apoio da instituição para a formação continuada é essencial.

Diante dessa questão, muitas instituições optam por adotar soluções educacionais que contam com plataformas voltadas para a formação dos professores. Dessa forma, é possível realizar os cursos por meio de um dispositivo móvel, a qualquer hora e lugar. Outra opção para as escolas que não podem ou não querem aderir a esse tipo de solução, é a realização de reuniões pedagógicas dentro da instituição, onde os cursos podem ser ministrados.

Conclusão

O planejamento do ano letivo garante que a instituição trace metas para o ano que se inicia. Essas metas serão responsáveis pelo sucesso das práticas pedagógicas e crescimento da instituição. Um planejamento bem executado garante que a gestão tenha maior controle sobre todas as áreas da escola, o que é um grande desafio devido às inúmeras demandas que uma instituição de ensino possui.

Para auxiliar nos processos rotineiros da gestão, preparamos um kit de documentos escolares essenciais. Baixe gratuitamente.

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário