18 de fevereiro de 2020

Veja como começar bem o ano letivo – 2020

Por Amanda Viegas

Compartilhar

O ano letivo teve início em fevereiro para muitas escolas em todo o território nacional. Agora é o momento de colocar em prática o planejamento escolar feito para o momento atual. Para iniciar o período das aulas da melhor maneira possível é importante repensar algumas ações para aprimorar as práticas educacionais.

Para receber os alunos da melhor maneira possível, professores, diretores, coordenadores, assim como, toda a equipe pedagógica, precisam trabalhar juntos em prol desse objetivo. O trabalho em equipe é muito importante para organizar o ambiente escolar para a volta às aulas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para começar bem o ano letivo de 2020. Confira!


5 Dicas para começar bem o ano letivo

A seguir, confira 5 dicas para iniciar bem o ano letivo. Vale ressaltar que, apesar dessas dicas funcionarem para otimizar o período de volta às aulas, é muito importante que elas sejam colocadas em prática ao longo de todo o período escolar. A chave para o sucesso da otimização do ensino é a prática e o aprimoramento constante em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Faça e execute o planejamento escolar

Antes mesmo de dar início ao ano letivo, é crucial que a escola faça o seu planejamento para o próximo período letivo. O planejamento conta com os planos de aula, calendário escolar, atividades extras, entre outros objetivos estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa prática auxilia e guia todos os membros da equipe, desde os docentes, aos coordenadores e gestores. Por meio de um bom planejamento escolar, é possível manter o controle da rotina da instituição, além de mensurar quais ações devem ser realizadas para alcançar os objetivos almejados.

Utiliza da tecnologia a favor do aprendizado

Não é apenas em outros contextos em que o uso de ferramentas tecnológicas tende a contribuir para a otimização dos processos. No cenário educacional, a tecnologia pode ser aplicada com o intuito de facilitar e melhorar as práticas pedagógicas. Existem diversas maneiras disso ocorrer, como por exemplo, por meio da louça digital, e-books, incentivo do uso de celulares como recurso de aprendizagem, tablets e computadores, aplicativos para gestão do tempo e criação de rotina, e até mesmo, e-commerce de material didático.

Trabalhe constantemente o relacionamento com as famílias

A família juntamente com a instituição de ensino, é corresponsável pela formação, educação e desenvolvimento dos alunos. Em vista disso, a participação dos familiares na vida acadêmica de seus filhos é de extrema importância para esse processo. Quanto mais ativa for a atuação dos pais e responsáveis na realidade educacional dos alunos, melhor é o desempenho dos estudantes.

Vale ressaltar que para facilitar essa aproximação, é essencial que a escola trabalhe em prol do bom relacionamento com a família. O início do ano letivo é um momento muito propício para melhorar esse relacionamento. A instituição de ensino pode preparar um evento de boas-vindas para os alunos, o diretor e coordenador podem se posicionar no pátio da escola para receber os pais e responsáveis no primeiro dia de aula e ainda organizar a primeira reunião do ano.

Organize as salas de aulas e prepare o ambiente escolar

A sala de aula possui uma grande importância para o processo do aprendizado. Esse espaço precisa ser um lugar estimulante e motivador para os alunos. Para isso, é importante garantir um ambiente limpo, aconchegante, confortável, bem iluminado, com pouco ruído e arejado. Para o início do ano letivo, a escola pode garantir que possíveis reformas ou ajustes sejam realizados anteriormente. Dessa forma, além da sala de aula, outros ambientes da instituição devem estar adequados para propiciar a construção do conhecimento dos alunos

Faça o plano de aula e organize o calendário escolar

O plano de aula é uma ferramenta para o docente organizar o funcionamento das aulas e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Além de planejar quais, quando e como os conteúdos serão passados, é nele que o professor define como acontecerá a troca de conhecimento com os discentes.

Tanto a elaboração de um plano de aula quanto do calendário escolar, com as principais datas comemorativas, é uma prática essencial para o êxito no ano letivo que se inicia. Ao mostrar o que o docente vai ensinar, explicitando os objetivos, o conteúdo e a dinâmica de trabalho, todos os envolvidos podem se organizar melhor e com mais eficiência.

Calendário escolar 2020 – explore algumas datas durante o ano letivo

As datas comemorativas podem ser trabalhadas de diversas maneiras dentro da instituição de ensino e cabe a cada escola adaptar tal comemoração a sua realidade e identidade. Vale ressaltar ainda que a escola pode aproveitar tais celebrações para trabalhar com os alunos diversos aspectos importantes para a sua formação e desenvolvimento. Além disso, a organização de eventos é uma excelente maneira de trazer as famílias para a escola e melhorar o relacionamento com elas.

Confira a seguir as principais datas do calendário escolar do ano de 2020:

Janeiro

07/01 – Dia do Leitor

Fevereiro

25/02 – Carnaval

27/02 – Dia do Livro Didático

Março

08/03 – Dia Internacional da Mulher

12/03 – Dia do Bibliotecário

14/03 – Dia Nacional dos Animais

15/03 – Dia da Escola

21/03 – Dia Mundial da Infância

Abril

02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil

07/04 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

08/04 – Dia Nacional do Sistema Braille

09/04 – Dia Nacional da Biblioteca

12/04 – Páscoa

15/04 – Dia Mundial da Arte

19/04 – Dia do Índio

21/04 – Dia de Tiradentes

23/04 – Dia Mundial do Livro

24/04 – Dia Nacional da Família na Escola

28/04 – Dia Mundial da Educação

Maio

01/05 – Dia do Trabalhador

05/05 – Dia Internacional da Língua Portuguesa

06/05 – Dia da Matemática

10/05 – Dia das Mães

15/05 – Dia Internacional da Família

18/05 – Dia Nacional dos Museus

24/05 – Dia do Vestibulando

28/05 – Dia Mundial dos Meios de Comunicação

Junho

Mês todo – Festa Junina

03/06 – Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente / Dia da Ecologia / Dia Nacional da Reciclagem

Julho

08/07 – Dia Nacional da Ciência

25/07 – Dia do Escritor

26/07 – Dia dos Avós

30/07 – Dia do Amigo

Agosto

01/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

09/08 – Dia dos Pais

11/08 – Dia do Estudante

12/08 – Dia Nacional das Artes

22/08 – Dia do Folclore

Setembro

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

05/09 – Dia do Irmão

07/09 – Dia da Independência do Brasil

08/09 – Dia Mundial da Alfabetização

21/09 – Dia da Árvore

Outubro

12/10 – Dia das Crianças

15/10 – Dia do Professor

31/10 – Halloween

Novembro

12/11 – Dia do Diretor de Escola

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

Dezembro

25/12 – Natal

Iniciando o ano letivo

Ao longo do texto abordamos algumas dicas de como iniciar o ano letivo de 2020 da melhor maneira possível. Para um ano tranquilo, é essencial que a volta às aulas seja planejada em prol da melhoria constante das práticas pedagógicas.

Pensando na relevância desse período para todo o restante do ano, preparamos um KIT volta às aulas, para auxiliar a escola nesse processo. Baixe gratuitamente:

Ano letivo 2020

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário