9 de novembro de 2018

Atraso do material didático: Qual o tamanho do problema e como resolvê-lo?

Por Amanda Viegas

Compartilhar

Muitos estudantes começam o ano letivo sem o material didático, o que pode ser um grande problema para as escolas. De acordo com a pesquisa Cenários da Educação realizada pelo Todos pela Educação, apenas 17% dos alunos começam o ano com o material didático completo desde o primeiro dia. 28% recebem os exemplares no primeiro mês de aula, enquanto outros 28% somente após 2 ou 3 meses de ensino.

Os livros e apostilas são recursos didáticos e instrumentos de apoio utilizados pelos professores em sala de aula. Eles são extremamente importantes para o processo de ensino-aprendizagem, pois ajudam o aluno a entender melhor o conteúdo, tanto na escola quanto em casa. Confira neste artigo o impacto do atraso do material no início das aulas e como resolvê-lo.


Quais os problemas gerados pelo atraso do material didático?

É bastante comum que boa parte dos alunos não esteja com o material didático completo no primeiro dia de aula. Isso acaba forçando o professor a não utilizar esse apoio nas primeiras semanas, o que causa um atraso nas atividades planejadas.

Em primeira instância, o material didático escolhido pela instituição tem grande influência no relacionamento da escola com as famílias dos alunos. Um estudo realizado pela ClassApp sobre o que os pais e responsáveis esperam de uma escola particular revelou que 80% consideram a excelência da educação e os valores morais e éticos como os aspectos mais importantes de uma escola e 67% valorizam um excelente material didático para o uso dos filhos.

Nesse contexto, a dificuldade em adquirir o material – devido a problemas de disponibilidade e distribuição, por exemplo – pode acabar prejudicando o relacionamento dos familiares com a escola.

Além disso, quando alguma atividade prevista não é realizada no prazo, todo o calendário escolar pode ser comprometido, principalmente quando se tratam de provas e do fechamento do bimestre ou do trimestre.

Não ter o livro didático ou apostila ainda pode prejudicar o estudo do aluno em casa, por exemplo, sobretudo porque o material serve de apoio teórico para o estudante. Nesse caso, o atraso pode atrapalhar significativamente o seu desenvolvimento e desempenho escolar.

Alguns professores tomam atitudes paliativas quando necessitam do apoio do material didático, como realizar duplas entre os alunos. No entanto, sobretudo ao se considerar o livros e apostilas consumíveis, nos quais o estudante deve escrever nas páginas, esse tipo de atitude não resolve o problema.

Como evitar o atraso do material didático?

A melhor maneira de evitar os problemas causados pela ausência do material didático é evitar que o atraso aconteça. Uma saída, nesse sentido, é divulgar a lista do material necessário já na campanha de matrículas e rematrículas, o que permite que os familiares se preparem para a compra com bastante antecedência.

A escola pode, também, implementar ferramentas digitais que permitem uma melhor comunicação entre a escola e os responsáveis, deixando os pais e responsáveis a par de todas as informações importantes do período escolar, o que inclui a divulgação da lista de material didático. Com uma agenda virtual ou envio de mensagens, por exemplo, é possível mandar lembretes periodicamente para que a compra não fique para o último momento.

Outra alternativa viável é a instituição oferecer a venda online do material didático. Essa opção traz bastante comodidade para os familiares, permitindo que toda a lista seja encontrada em um só lugar. Além disso, a prática evita a necessidade de deslocamento até as livrarias e os transtornos envolvidos na aquisição de um exemplar incorreto, por exemplo. Com a compra e a entrega adiantadas, o material chega a tempo para o início das aulas.

Um dos maiores motivos de atendimento aos pais e responsáveis na escola é justamente a dificuldade na aquisição do material didático. Quer saber como contornar essa e outras questões? Baixe gratuitamente o nosso infográfico:

cta-atraso-do-material-didatico-qual-o-tamanho-do-problema-e-como-resolve-lo

Quais impactos o atraso do material didático trouxe para a sua escola? Comente abaixo!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário