12 de novembro de 2019

A captação de alunos durante a matrícula escolar

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

A captação de alunos é um dos principais pontos de atenção da gestão. Uma boa campanha de matrículas busca não apenas reter os alunos já matriculados, mas conseguir captar alunos novos.

Muitas são as questões levadas em consideração pelos pais e responsáveis na hora de matricular os filhos em uma escola. Alguns consideram a opinião de outros pais e feedbacks dos próprios alunos matriculados. Entretanto, uma boa campanha de matrícula pode garantir a boa reputação da instituição diante da comunidade escolar.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para aumentar a captação de alunos no período de matrícula escolar. Confira!


Captação de alunos: 8 dicas para aumentar a quantidade de matrículas

1)      Destaque os pontos fortes durante a campanha de matrícula

Destacar os pontos fortes da sua instituição é o alicerce de uma boa campanha de matrículas. Como é a estrutura física do colégio?  A escola faz uso da tecnologia educacional? Oferece soluções de contraturno? Todas essas questões podem ser diferenciais decisivos para a tomada de decisões dos pais e responsáveis.

2)      Verifique quais são os pontos fracos da sua instituição

Em contrapartida, listar os pontos fracos do colégio pode ajudar a gestão a identificar os pontos de atenção para melhorias. Dessa forma, quando algum funcionário for questionado pelos pais sobre esses aspectos, é possível informar a solução com mais assertividade. Além disso, ao identificar onde a instituição pode melhorar, é possível traçar planos de ação e executá-los.

3)      Construa uma audiência na internet

A escola voltada para o futuro percebe que o mundo educacional se modificou nos últimos anos. Dessa forma, é crucial que a escola perceba a importância de estar presente na web, seja através de um site oficial, blog, redes sociais ou e-mail marketing.

Para que essas estratégias deem certo, é importante alimentar as redes com frequência, edificando uma audiência.

4)      Avalie as metodologias de ensino

Para o bom desenvolvimento e aprovação das metodologias de ensino da instituição pela comunidade, é importante que ela seja avaliada constantemente. Uma escola que renova duas metodologias se mostra disposta a acompanhar a evolução da sociedade e entende que o desenvolvimento de cada aluno é individual e dessa forma, a escola precisa se atentar à diferentes necessidades.

Tudo isso pode ser apresentado aos pais através do Projeto Político Pedagógico ( PPP) . Um importante documento para construir a identidade da escola, mas que ainda assim permite mudanças.

5)      Alinhe sua campanha com a expectativa do seu público-alvo

Primeiro estabeleça seu público-alvo. Depois defina o que ele procura em uma instituição de ensino. Por exemplo, os pais que você busca alcanças buscam por diferenciais como aulas de contraturno? A sua escola oferece esse tipo de serviço? Caso a resposta seja sim, é importante que isso seja mencionado na campanha, para que ela atinja exatamente as famílias que se encaixam no perfil da sua instituição de ensino. Dessa forma, a captação de alunos é muito mais eficiente.

6)      Prepare os funcionários para a campanha e captação de alunos

Uma parte significativa da campanha de matrículas é sua organização. A divisão de tarefas para cada um dos funcionários deve ser feita de maneira inteligente, de modo que ninguém fique com excesso de funções. Além disso, é preciso treinar, monitorar e organizar cada aspecto da campanha. Quem ficará responsável pelas questões financeiras? Quem fará as visitas guiadas dos pais pela instituição? Tudo isso precisa ser definido com antecedência, para que todos possam se preparar.

7)      Estabeleça metas para a campanha de matrícula

O sucesso da campanha de matrículas só pode ser mensurado por meio de metas e objetivos. Quantas vagas serão disponibilizadas? Quantas crianças a escola comporta? Quantas turmas serão abertas para cada série? Qual a receita que a escola espera alcançar? Todas essas questões poderão auxiliar a gestão a definir se os objetivos foram alcançados e dessa forma, se preparar para a próxima campanha de matrículas.

8)      Invista em tecnologia

Como já mencionado, os pais buscam por diferenciais entre as instituições de ensino. Investir em tecnologia pode, além de aprimorar as práticas de ensino, ser o diferencial que as famílias procuram. A implementação de tecnologias educacionais também pode ser útil para a captação de alunos quando pensamos nos benefícios que elas trazem para o desenvolvimento dos jovens.

O investimento em tecnologias que fazem parte do dia-a-dia dos jovens torna as aulas mais prazerosas e os prepara melhor para o futuro. Pais e responsáveis também se interessam por escolas que compreendem a importância da renovação das práticas escolas, seja em sala de aula, seja para atividades rotineiras da escola.

Campanha de matrícula escolar: processo e documentos necessários

Algumas questões precisam ser levadas para o processo de matrículas. Alunos que já estão matriculados na instituição possuem um prazo de 45 dias para rematrícula, a contar da divulgação de condições e preços. Além disso, é essencial definir como será feita a seleção de novos alunos. Haverá prova de seleção? A escola distribuirá bolsa?

Todas essas questões influenciam de maneira direta no calendário e organização da escola. Portanto, é importante que todas as questões sejam alinhadas com docentes, coordenador e funcionários. Questões acerca do funcionamento da instituição, além de documentos necessários para a matrícula, devem ser de conhecimento de todos que lidam diretamente com o atendimento às famílias.

Conclusão

O processo de captação de alunos durante a campanha de matrículas demanda muito cuidado e atenção por parte da gestão. Uma campanha de matrículas bem estruturada, que analisa as reais necessidades da comunidade e alinha isso com o que a escola tem a oferecer, facilita que as metas estabelecidas sejam atingidas. A estruturação da campanha de matrículas deve ser alinhada junto a toda a equipe do colégio para que problemas de comunicação não atrapalhe o bom desenvolvimento das ações.

Pensando na importância de uma campanha de matrículas bem estruturada, preparamos um checklist gratuito com os principais pontos de uma campanha de sucesso. Baixe já.

infografico_11_checklist-campanha-de-matriculas_cta

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário