26 de outubro de 2018

Como a venda online do material didático pode reduzir a inadimplência

Por Amanda Viegas

Compartilhar

É inevitável que as escolas passem por períodos de agitação, como no início do ano letivo. Neste momento, a instituição deve lidar com as matrículas e garantir que os alunos tenham o material didático completo em mãos para o começo das aulas. Algumas, inclusive, decidem realizar as vendas nas próprias dependências – o que não é simples.

As escolas que decidem vender os livros enfrentam diversos processos logísticos e um deles é o alto risco de inadimplência. Neste artigo você vai ler sobre como a venda online do material didático pode ajudar a combater esse problema:


Por que a inadimplência acontece?

A inadimplência ocorre por diversos motivos e o principal deles costuma ser a dificuldade financeira das famílias, principalmente no início do ano, quando há muitas contas a pagar. Outra razão para o problema é o esquecimento do pagamento.

Especificamente no que diz respeito à venda do material didático na escola, geralmente a instituição não consegue oferecer formas de pagamento variadas: normalmente o pagamento deve ser feito à vista ou por meio de boleto. Sem a opção de parcelamento, os pais e responsáveis podem acabar priorizando outras dívidas. Por essas razões, a melhor maneira de lidar com a inadimplência é evitar que ela aconteça e a venda do material didático de forma online pode ajudar nisso.

Como a venda online do material didático ajuda a lidar com a inadimplência?

Combater a inadimplência pode ser um dos maiores desafios na gestão financeira da escola, principalmente quando consideramos a venda da lista de material didático nas próprias dependências. Nesse sentido, a venda online não só reduz a inadimplência, mas a elimina completamente. Isso porque o e-commerce se torna responsável por gerir toda a logística do processo – inclusive pela cobrança e pelo recebimento.

Considerando a solução oferecida pela Livro Fácil, a escola ainda recebe um repasse do que foi vendido pela página da instituição – sem se preocupar com a gestão de estoques, perdas ou com a logística do processo.

A presença dos pais e responsáveis dos alunos na internet tem se tornado cada vez mais relevante e significativa, de forma que o número de brasileiros que fazem compras online cresce ano após ano. Nesse cenário, a aquisição do material por um e-commerce traz mais comodidade e praticidade para as famílias, ao mesmo tempo em que acompanha um comportamento que tem aumentado de forma expressiva, contribuindo com a melhoria do seu relacionamento e satisfação com a escola.

Aumentando o faturamento da escola

Um dos motivos pelos quais a escola decide vender o material didático em suas dependências é aumentar o faturamento da instituição. No entanto, com essa prática muitas escolas assumem o risco de ter problemas judiciais ao realizar a venda sem a Inscrição Estadual adequada.

Nesse sentido, a venda online da lista de material didático com o apoio da Livro Fácil, além de reduzir a inadimplência no pagamento, ajuda a gerar renda extra para a escola e assim contribui para uma boa gestão financeira. A ferramenta garante, inclusive, a emissão das notas fiscais no nome dos responsáveis, garantindo um processo de compra e venda dentro dos princípios legais.

A Livro Fácil ajuda instituições a tornar a venda de material mais prática e simples, adequando-se a qualquer tipo de escola. Quer saber como a Livro Fácil pode auxiliar a sua instituição?

cta-como-a-venda-online-do-material-didatico-pode-reduzir-a-inadimplencia

O que achou do artigo? Ele foi útil para você? Contribua para a discussão sobre o assunto deixando o seu comentário abaixo!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário