29 de outubro de 2019

Como as famílias estão explorando as tecnologias

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Introdução

Muito de discute sobre o uso das tecnologias educacionais como recurso em sala de aula. Inegavelmente, o uso desses recursos oferece praticidade para os docentes e gestores, além de expandir as práticas pedagógicas. Mas como as famílias estão encarando essa modernização na vida dos filhos?

Preparamos este artigo com práticas da tecnologia educacional que estão cada vez mais comuns na vida dos pais e responsáveis. Confira!


Veja como as famílias estão explorando as tecnologias

Muitas são as maneiras para que a família explore o uso das tecnologias. Muitas delas se beneficiam dos avanços dos recursos comunicacionais para estreitar sua relação com a escola e melhorar a comunicação em geral. Abaixo, veja quais tecnologias são muito bem vistas pelas famílias.

  • Skype ou Chatbots para esclarecer dúvidas

Alguns pais possuem a rotina mais atarefada. Com isso, encontram dificuldade em conciliar a jornada de trabalho com a vida escolar dos filhos. Para isso, muitos utilizam plataformas que permitem videoconferências para se comunicar com a escola. Pensando nisso, algumas instituições de ensino já equipam seus portais e websites com chatbots para esclarecer as dúvidas mais simples.

  • Agenda eletrônica

Uma boa forma de se organizar é através da agenda online. Pais e responsáveis têm usado deste tipo de ferramenta para conciliar seus compromissos com a vida escolar dos filhos. A grande vantagem da agenda eletrônica é que ela está sempre à mão. Podendo ser sincronizada com o celular, pais e responsáveis podem receber avisos e notificações quanto aos eventos de sua semana.

  • Grupos de Whatsapp

O aplicativo Whatsapp se tornou uma ferramenta utilizada pela maior parte da população. Para pais e responsáveis, foi uma maneira de melhorar a comunicação com os filhos. Além disso, os conhecidos grupos de Whatsapp têm se tornado cada vez mais comuns. Através desses grupos, as famílias estabelecem relações em grupos de pais, onde trocam experiências e decidem encontros entre os jovens.

Pensando nisso, algumas instituições tem usado da ferramenta para enviar informações para as famílias. Uma boa estratégia é configurar o aplicativo para que só o administrador possa enviar mensagens. Dessa forma, a família recebe notícias e informações de maneira mais eficiente que as agendas escolares.

  • E-mail marketing e newsletters

Uma das formas de se informar a respeito de um serviço ou uma marca é através de sua newsletters. Algumas até possuem uma equipe responsável pelo conhecido e-mail marketing, que consiste em utilizar o e-mail como ferramenta de marketing direto. O objetivo disso é criar e manter um relacionamento com os clientes melhorando resultados de venda.

Muitos pais e responsáveis já estão inseridos nesse meio. Sabendo que o e-mail marketing não se trata de um spam, as famílias não sentem medo de que seus dados sejam usados para outros fins. A instituição pode se aproveitar desse fato para estabelecer uma estratégia de marketing visando a captação e retenção de alunos.

  • Compra do material didático online

Devido à comodidade e as formas de pagamentos variados, muitos pais e responsáveis optam pela compra de material didático online. Para garantir a segurança de seus dados, os pais estão constantemente em busca de e-commerces de confiança. Esse tipo de serviço garante a personalização na hora da compra, segurança e comodidade para as famílias e tranquilidade para a instituição, que se vê destituída da logística que envolve a venda de material na escola.

Entenda a importância da tecnologia na educação

O uso da tecnologia educacional tem beneficiado não apenas as práticas pedagógicas dentro da sala de aula. Todos os envolvidos nos processos educacionais utilizam a tecnologia no seu dia a dia de maneiras e com propósitos distintos.

Para os alunos, os recursos tecnológicos fazem parte da maior parte de suas vidas. Os smartphones estão tão presentes na vida dos jovens, que praticamente toda a sua vida é guiada pelo aparelho. Esse é um dos muitos motivos que levam as escolas a implantar as tecnologias educacionais: aproximar os processos de ensino-aprendizagem à realidade dos jovens.

Inovações como a lousa digital, tablets e estratégias como a gamificação permitem extrapolar as práticas de sala de aula. Os recursos em vídeos ilustram melhor o que é apresentado no livro didático. Para a gestão, diversas ferramentas podem otimizar o tempo do gestor, organizar suas tarefas e simplificar seus planos de ação.

Para a família e a gestão, o uso da tecnologia pode auxiliar na melhora da relação entre os pais e a escola. A substituição das agendas tradicionais por newsletters, mensagens através dos portais da escola e até grupos de Whatsapp podem ser uma maneira do colégio inserir a tecnologia para atender melhor aos pais e responsáveis.

A implementação de e-commerce pelas escolas faz com que os pais se sintam seguros ao realizar a compra online por meio de um canal aprovado pela instituição. Além de trazer benefícios como comodidade, agilidade, diversidade nas formas de pagamento e controle da escola diante do número de alunos que já adquiriram o material.

Conclusão

Pais e responsáveis estão cada vez mais inseridos no meio digital. Dessa forma, as instituições que inserem as tecnologias educacionais em sua rotina são bem vistas diante das famílias. A apreciação pelo desenvolvimento tecnológico em sala de aula, na rotina da gestão e em facilidades para os pais vem de uma necessidade e desejo que os pais sentem de que a escola forme cidadãos para o mundo. A capacidade de se adaptar às mudanças mundiais e perceber como elas são importantes colocam a escola em alta conta com os pais.

Para isso, preparamos também um conteúdo gratuito com uma solução que pode contribuir para campanha de matrículas de uma instituição de ensino

 

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário