19 de agosto de 2019

Dia do coordenador pedagógico – 22 de agosto

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O dia 22 de agosto é marcado pela comemoração do Dia do Coordenador Pedagógico. Trata-se de um profissional muito importante no dia a dia da construção da educação de milhares de instituições.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com um pouco da história dessa data tão importante e como homenagear esse profissional. Confira!


22 de agosto – Dia do coordenador pedagógico

A função do coordenador pedagógico é relativamente recente. Iniciou-se por volta de 1980 para substituir o supervisor pedagógico. Sendo assim, um profissional que possuía a função de fiscalizar os professores, passou a desenvolver um trabalho em conjunto com os docentes e se consolidou como função em 1990, com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Em todas as mudanças educacionais que a história do Brasil presenciou, sempre houve a presença de um profissional supervisor. Dessa forma, a mudança de postura e a instauração da coordenação pedagógica muda os rumos da educação brasileira. Isso se deu, porque o supervisor pedagógico pouco contribuía para a evolução da instituição, apenas reproduzindo planos de um planejamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o movimento de redemocratização no início da década de 1980, surge o debate em torno da necessidade de profissionais críticos participando na organização das escolas. Dessa forma, o papel do supervisor se tornou obsoleto, já que não respondia às propostas da nova filosofia educacional.

No dia 22 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Coordenador Pedagógico. Dessa forma, é possível homenagear um profissional vital para o desenvolvimento educacional da instituição. Para comemorar essa data, algumas ações podem ser feitas na escola com os funcionários como forma de homenagem e agradecimento ao coordenador.

Homenagem ao dia do coordenador pedagógico

A maneira ideal para homenagear os coordenadores pedagógicos é demonstrar a importância do profissional para o desenvolvimento da instituição. Dessa forma, é possível preparar um almoço ou café da manhã especial para o coordenador. Também é possível presentear o profissional com canetas ou bloquinhos personalizados.

Para os profissionais mais engajados é interessante presentear com algum curso na área educacional. A personalidade de cada coordenador é que definirá qual o presente ideal para homenageá-lo. Livros, cestas temáticas, vale compras, tudo é possível para lembrar a esse profissional sua importância.

Coordenador pedagógico: importância e funções

O coordenador pedagógico é um profissional com diversas funções dentro da escola. Dessa forma,é ele quem estabelece a integração entre os indivíduos envolvidos na instituição acadêmica, sejam professores, diretor, pais e alunos. Também é o responsável por apoiar os estudantes para que o processo de ensino-aprendizagem seja o melhor possível.

O coordenador pedagógico atua como articulador, além de se envolver no cumprimento do Projeto Político Pedagógico (PPP). Faz também a ponte entre a família e a escola, discutindo assuntos relacionados com o desenvolvimento escolar dos alunos e propõem soluções para possíveis dificuldades de aprendizagem ou conflitos disciplinares.

Conclusão

O coordenador pedagógico é um profissional que se relaciona com todos os envolvidos no ambiente escolar. Sua função envolve diversos desafios e sua principal preocupação é melhorar os processos educacionais.

A direção escolar e o corpo docente precisam enxergar no coordenador pedagógico um ponto de apoio para os problemas do dia a dia. Estabelecendo uma relação de confiança, o profissional se sente valorizado e seu trabalho se torna mais eficiente.

Uma maneira de unir todos em prol da instituição é estabelecer uma gestão democrática na escola. Para isso, preparamos esse infográfico gratuito.

5-dicas-para-implementar-uma-gestao-democratica

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário