7 de novembro de 2019

Dia do diretor escolar – 12 de novembro

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Introdução

O dia 12 de novembro marca as escolas com a comemoração do dia do diretor escolar.  Responsável por todos os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos da escola. Seu papel se modificou bastante no decorrer dos anos, mas não sua importância.

Pensando nisso, preparamos este artigo com a história do surgimento da profissão e dicas para homenagear esse profissional tão importante em todas instituições de ensino. Confira!


Veja como o cargo diretor escolar surgiu

Com a implementação do novo modelo de educação proposto pela Proclamação da República em 1889, se iniciou uma nova organização escolar. Dessa forma, a fiscalização da nova instituição não poderia ser feita a distância por inspetores. Da necessidade de ter alguém dentro da escola, então, surgiu o cargo de diretor.

Por volta do começo do século XX, o diretor, assumia toda a responsabilidade pedagógica e administrativa. Sua influência era grande e sua presença era constante em artigos de jornais e revistas. Hoje em dia, apesar da gestão democrática ter ganhado espaço dentro das instituições de ensino, o diretor permanece um profissional de grande relevância para a dinâmica escolar

A Constituição Federal de 1988 determina um processo de descentralização da gestão escolar, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) modifica os modos de gerir as escolas. Alunos passam a ter mais protagonismo nos processos de ensino-aprendizagem. Dessa forma, as famílias sem envolvem mais nos acontecimentos da instituição e no processo pedagógico de seus filhos. Dessa forma, o diretor deixa de ser o “chefe escolar” e se assume a posição de líder e gestor. Para celebrar, temos o dia do diretor escolar no dia 12 de novembro.

Entenda o papel do diretor escolar

O diretor escolar possui um papel fundamental no funcionamento e sucesso da instituição. O diretor é o responsável pelo suporte aos professores, coordenadores e todos os membros do quadro de funcionários da instituição. Todo o crescimento dos profissionais, além do institucional dependem do diretor, que deve buscar compreender as etapas do desenvolvimento de cada um.

Para os alunos, o diretor é aquele responsável por desenvolver práticas que visem o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Como líder da instituição, o diretor fica responsável pela resolução de entraves relacionados à manutenção, organização de arquivos e administração dos horários da escola. Toda implementação de tecnologias educacionais também fica a cargo do diretor, que deve se preocupar não só com os gastos orçamentários que isso representa, mas também com a capacitação da equipe para utilizar as novas tecnologias.

Conheça os principais desafios do diretor escolar

Com tantas funções e responsabilidades, dentre os muitos desafios do diretor escolar podemos citar a administração do tempo. Além disso, suas preocupações perpassam por todos os âmbitos da escola. Questões como a evasão escolar, motivação do corpo docente e qualidade da educação fazem parte do cotidiano da direção.

Todas as questões pedagógicas, políticas e financeiras da escola passam pela supervisão do diretor escolar. Garantir que todos os aspectos da instituição estejam funcionando bem pode ser desafiador. Por isso, a implementação de uma gestão democrática pode ser tão interessante e benéfica para a escola. Ela garante que o diretor não fique sobrecarregado, visto que não toma todas as decisões sozinho.

Conclusão

O dia do diretor escolar é uma data muito importante para a história da educação brasileira. Um profissional tão importante, merece ser devidamente homenageado e reconhecido por todos. A importância de se celebrar datas como essa está justamente em fazer com que esses profissionais se sintam valorizados por todo o trabalho que desempenham diariamente.

Pensando em facilitar a rotina do gestor escolar, preparamos uma semana do diretor, com documentos fundamentais para auxiliar a gestão escolar em suas atividades. Baixe gratuitamente.

menta_Semana-do-diretor_2019_CTA_V2

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário