11 de outubro de 2019

Dia do Professor | 15 de outubro

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

No dia 15 de outubro é comemorado nacionalmente o Dia do professor. Um profissional tão importante para o desenvolvimento de um país, dos jovens e das oportunidades merece uma homenagem especial.

Pensando nisso, preparamos este artigo com a história da comemoração e dicas para homenagear os docentes de maneiras especiais. Confira!


Entenda como surgiu o dia do professor

Dia do Professor é celebrado no dia 15 de outubro. No Brasil Imperial, mais especificamente em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I instituiu o decreto que criou o “Ensino Elementar” no Brasil. Pelo documento, ficou estabelecido que todas as cidades, vilas e vilarejos tivessem escolas primárias.  

Esse decreto tratava-se de algo revolucionário para a educação da época, uma vez que abordava questões como descentralização do ensino, salário de professores, como os profissionais deveriam ser contratados e até a padronização do que seria ensinado na escola. Se o decreto tivesse sido cumprido, a educação no Brasil poderia ter tido uma história totalmente diferente. 

Somente 120 anos após esse decreto é que ocorreu a primeira comemoração do dia do professor. Em 1947, em uma pequena escola no estado de São Paulo, professores se uniram para organizar um dia de parada em um longo período letivo. 

A data foi sugerida pelo professor Salomão Becker. Em sua cidade natal, o dia 15 de outubro era marcado por uma pequena confraternização, em que professores e alunos levavam para a escola doces e guloseimas. A ideia foi um grande sucesso e logo foi aderida por outras escolas da cidade, e no decorrer dos anos, tornou-se um evento nacional. Oficializado em 1963, a data se tornou um feriado escolar e, em sua essência, tem o intuito de comemorar o dia do professor. 

O decreto federal mencionava também que a data deveria ser utilizada para lembrar a todos da importância dos docentes na formação da sociedade. Também incentivava a realização de solenidades em homenagem a esses profissionais, enaltecendo a figura do professor, incluindo pais e responsáveis e alunos nas comemorações. 

 

Homenagem ao Dia do Professor 

Dia do Professor é uma data muito importante e especial para os docentes. No último ano, com a suspensão das aulas presenciais, muitos professores tiveram que se desdobrar para conseguir continuar a ensinar. Homenagear esses profissionais é muito importante para que eles se sintam valorizados. Incluir os alunos da instituição na homenagem torna tudo ainda mais especial.  

Ações como confecção de cartões com mensagem do Dia do Professor, frases de inspiração e até recados dos alunos e funcionários são alternativas para a data.  O planejamento e a antecedência são as chaves para o sucesso dessa iniciativa. Contando com o apoio de todos, o Dia do Professor pode se tornar um evento de grande importância para todos os profissionais da instituição. 

Algumas ações podem provocar o engajamento dos alunos durante as comemorações. Propor concursos de poesia cujo tema seja uma homenagem aos professores mantém os estudantes interessados e ainda permite homenagem sincera e original aos docentes. Brindes podem ser distribuídos, como bloquinhos ou canetas personalizadas.  

Atividades podem ser propostas para que exista uma interação entre o corpo docente por completo. Reúna a equipe e promova um café da manhã especial para todos, por exemplo. Dessa maneira, é possível homenagear os profissionais e criar um ambiente descontraído de confraternização. 

 Além disso, é possível propor alguma atividade fora das dependências do colégio, como um almoço em um estabelecimento que agrade a todos. 

 

A importância do professor na vida do aluno 

Por se tratar de um profissional essencial para a formação do ser humano, não podemos deixar de ressaltar a importância do professor na vida de seus alunos. Trata-se da figura responsável por desenvolver conhecimentos, além de sua importância nos processos de socialização dos jovens. 

Quando pensamos na Educação Infantil, os professores compõem o principal contato social das crianças fora do âmbito familiar. São eles quem estendem os trabalhos de socialização iniciados em casa. Passando boa parte do dia com os estudantes, acompanhando seu desenvolvimento e processo de aprendizagem, é esse profissional que mais trabalha para preparar os discentes para o mundo, como cidadãos conscientes e prontos para os desafios da vida. 

Uma boa relação entre aluno e professor garante eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Salas de aula com conflitos constantes entre discentes e docentes atrasam o cronograma de aulas, além de desgastar todos os envolvidosA alta criticidade dos alunos em um mundo globalizado pode dar início a esses conflitos, e por isso a renovação dos métodos dos educadores pode sanar esse tipo de problema. 

Conclusão

Tendo como data uma homenagem a um grande passo para o desenvolvimento da educação no Brasil, o dia do professor busca prestigiar esse importante profissional.  Imprescindível para o avanço dos conhecimentos e para a organização das práticas em sala de aula, é o professor que possui contato direto com os alunos. Prestar as devidas homenagens a eles é muito importante para que os docentes se sintam valorizados.

Baixe gratuitamente o e-book Guia do planejamento escolar: prepare-se para 2021.

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário