4 de dezembro de 2019

Dia Nacional da Família – 8 de dezembro

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O Dia Nacional da Família é comemorado no dia 8 de dezembro. Uma confusão que existe em relação a essa data é que mundialmente o dia da família é celebrado no dia 15 de maio. A celebração dessa data pode ser uma maneira interessante de estreitar as relações entre família e escola. Com benefícios para o desenvolvimento educacional dos jovens comprovados, pais ativos e presentes nas instituições trazem também benefícios para a gestão.

Com a família ativa na vida acadêmica dos filhos, problemas que poderiam ocasionar a evasão escolar ou até mesmo a inadimplência podem ser diagnosticados com antecedência. Dessa forma, a gestão consegue administrar com mais eficiência seus desafios. Todo evento escolar pode ser utilizado para aproximar os pais e responsáveis da instituição. Entretanto, um evento voltado exclusivamente para as famílias gera sentimentos mais fortes de pertencimento a comunidade escolar.

Pensando nisso, preparamos este artigo com a história da comemoração, além de dicas sobre como homenagear as famílias na data. Confira!


Homenagem e eventos para o Dia da Família

Os eventos escolares são excelentes para estreitar laços entre a família e a instituição.  Além disso, são excelentes para desenvolver no estudante competências socioemocionais. Celebrar o Dia Nacional Da Família é um jeito interessante de trabalhar o bom relacionamento com pais e responsáveis, além de levantar questões com os alunos como pertencimento, genealogia e respeito.

Evento de encerramento

Diversas podem ser as propostas para homenagear os familiares. Com a data celebrada no final, próximo ao fim do ano letivo, uma recepção de encerramento pode ser organizada. Os alunos podem preparar uma exposição com seus melhores trabalhos do ano, além de organizar uma pequena apresentação em homenagem as famílias. Essas propostas, não apenas engajam pais e alunos, como também são uma ótima oportunidade de mostrar o resultado de todas as propostas e projetos feitos durante o ano. Também é um bom momento para recolher feedbacks sobre o decorrer do ano letivo.

Mensagem na agenda do aluno

Caso o planejamento do evento não seja viável, é possível enviar mensagens de homenagens através da agenda do aluno. Uma maneira de demonstrar como a escola se importa com o relacionamento com os pais e responsáveis. A mensagem pode ser um poema, uma frase ou até mesmo um recado especial da gestão falando diretamente com os familiares. O importante é que os pais se sintam próximos da instituição.

Festa da família

A correria e atribulações que a campanha de matrículas causa no final do ano letivo, pode impossibilitar o planejamento de um evento de encerramento. Dessa forma, realizar uma festa da família no começo do ano pode ser uma solução. A data de 24 de abril pode ser utilizada como referência, já que é a data instituída pelo Ministério da Educação (MEC) como Dia da Família na Escola.

Conheça a origem do Dia Nacional da Família

O Dia Nacional da Família, comemorado no dia 8 de dezembro, surgiu como uma maneira de homenagear a importância da presença da “instituição familiar” na vida em sociedade. A família é responsável pela formação da educação, cultura, moral e ética de todos. A data não busca celebrar apenas a presença de pais e mães, mas de todo o contexto familiar, independente de sua formação.

Em 24 de outubro de 1963, o Decreto de Lei nº 52.748 intitula o dia 8 de dezembro como Dia Nacional da Família, coincidindo com o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A data que antes era considerada um feriado religioso, hoje é facultativa. Mais tarde, o Ministérios da Educação (MEC) instituiu o Dia da Família na Escola no dia 24 de abril.

Entenda sobre a importância da família na escola

A presença dos familiares no desenvolvimento acadêmico dos jovens é muito importante. Isso  torna os pais membros ativos da vida escolar dos filhos, já que passam a compreender melhor as metodologias e os trabalho desenvolvidos em sala de aula. Dessa forma, pais e responsáveis podem potencializar o que é tratado na escola em casa. Com isso, é possível identificar de maneira mais assertiva as dificuldades dos jovens, seus pontos fortes e como a instituição pode intervir nos desafios que os alunos encontram.

Conclusão

A presença da família no ambiente acadêmico é de extrema importância. Assim é possível construir uma trajetória escolar dos alunos muito mais conectada com todos os âmbitos da vida dos jovens. Estreitar os laços entre instituição e pais e responsáveis é o primeiro passo para isso. Dessa forma, os eventos escolares podem ser bastante úteis nesse processo. Além disso, data como o Dia Nacional da Família podem ser um excelente momento para demonstrar às famílias a importância de sua participação na vida acadêmica dos filhos.

Pensando em como aproximar mais ainda a família da escola, preparamos esse e-book sobre o papel do diretor na comunicação com a família. Baixe gratuitamente.

lf_e-book_12_o-papel-do-diretor-na-comunicacao_

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário