10 de dezembro de 2019

Dicas de segurança para compra online

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Fazer compras online ainda gera insegurança em muitas pessoas. Com o uso da internet em nosso cotidiano cada vez mais intenso, a praticidade dos e-commerce garantiu mais comodidade e agilidade na hora de pesquisar preços e realizar as compras. Sendo assim, tomando os devidos cuidados, as compras pela internet podem ser feitas de maneira segura e eficiente.

Pensando nisso, preparamos este artigo, com dicas de segurança para a compra online. Confira!


5 dicas para compra online com segurança

Antes de efetuar a compra online, é possível garantir que sua compra seja segura. Basta atentar-se a alguns pontos. Os principais problemas que podem surgir de compras em sites não confiáveis são mercadorias não entregues, além de senhas e cartões clonados. O importante é entender que esses tipos de problemas não acontecem em sites seguros. Para identificar esse tipo de site, separamos 5 dicas de segurança para a sua compra online.

  • Pesquise o nome e a reputação do site antes da compra: Pesquisar a reputação do site pode ajudar a identificar compradores insatisfeitos com o serviço oferecido. Existem sites especializados em reclamações de consumidores, onde pessoas insatisfeitas podem avaliar o serviço.
  • Verifique questões como troca e devolução: alguns sites apresentam prazo de entrega muito diferentes entre produtos, isso pode significar que a empresa não possui o pedido em estoque e provavelmente tentará conseguir por meio de terceiros. Se você não possui nenhuma indicação da loja, o aconselhável é procurar por outro site.
  • Desconfie de preços muito abaixo da média: Um vendedor dificilmente venderá um produto muito abaixo na média sem ter prejuízo. Por isso, desconfie de preços muito baixos. Com exceções de promoções e épocas especificas (como a Black Friday), geralmente a discrepância de valores pode indicar fraude.
  • Compre usando equipamentos de confiança: Evite compras em computadores públicos, como de lan houses. Além disso, certifique-se que o equipamento utilizado não possui antivírus e evite guardar seus dados para compras futuras. Alguns sites possuem essa opção para que as próximas compras sejam agilizadas, sem que seja necessário digitar todos os dados novamente. No caso dos celulares, é importante estar atento a rede Wi-fi em que está conectado. O ideal é que seja uma rede segura e que você conheça.
  • Registre os passos de confirmação de compra: Mesmo que as informações sobre a confirmação de sua compra fiquem armazenadas no site, é importante guardar os e-mails ou até mesmo as capturas da tela. Dessa forma, você se resguarda perante qualquer erro que possa ocorrer.

Descubra se o site é confiável para compras online

Para verificar a confiabilidade do site para a compra online, alguns pontos precisam ser observados:

  • Verifique a segurança do site: Organizações na internet emitem certificados para sites de confiança. Procure comprar nesses domínios e, para verificar se o site é fraudulento, clique sobre o certificado. Se ela for verdadeira, o usuário será redirecionado para o site da organização.
  • Procure um autor para o site: O fato do site ter um autor, ou responsável, minimiza as chances de que se trate de uma loja falsa. No caso da Livro Fácil, por exemplo, todos os artigos do blog são assinados. Além disso, no e-commerce é possível encontrar informações sobre a marca na aba “sobre”.
  • Digite o endereço do site no seu navegador: o que vem acontecendo com frequência, é receber através de redes sociais links e sites de lojas. Evite acessar esses portais diretamente através do link. Prefira digitar o domínio do site no seu navegador. Fique atento se o endereço que aparece é o que você digitou. Em alguns casos, o site clonado te direciona para uma página falsa, e assim o endereço digitado é diferente do que aparece no navegador.

Conclusão

O fácil acesso à internet e às ferramentas para acessá-la facilitou a vida de muitos. Hoje é possível fazer praticamente tudo por meio de um dispositivo eletrônico, desde marcar consultas a fazer compras online. Contudo, para muitos, realizar essas atividades pode ser motivo de medo e receio. Para garantir sua segurança e de seus dados, opte por sites seguros e de confiança. Leve em consideração a opinião de quem já usufruiu dos serviços da empresa, além de se atentar aos certificados de segurança dos sites e as condições de pagamento.

A Solução educacional, Livro Fácil além de segura e de confiança, pode auxiliar a gestão em outros aspectos da instituição escolar, como a campanha de matrículas. Baixe o e-book gratuito e saiba como:

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário