22 de janeiro de 2019

5 dicas para organizar um bom planejamento escolar

Por Amanda Viegas

Compartilhar

O planejamento é uma das atividades mais importantes entre as funções da gestão escolar. Um dos maiores desafios ao administrar uma escola é preparar um plano que seja eficiente, organizando as ações em prol do desenvolvimento da instituição. Isso porque não se deve encarar essa tarefa como algo apenas burocrático, mas que busque garantir um ensino de qualidade.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para organizar um bom planejamento escolar. Continue lendo!


1. Incentive a participação de toda a equipe

Para fazer um bom planejamento escolar é essencial que a equipe pedagógica seja envolvida na sua criação. Cada membro pode contribuir com relatos do dia a dia de suas respectivas funções, se as  ações estão funcionando bem ou se não obtiveram bons resultados, colocando em pauta aquilo que pode ser aprimorado. Dessa forma, pode-se ter um plano que envolva as reais necessidades da instituição.

O gestor tem o papel de promover as discussões por meio de reuniões, garantindo que a opinião de todos seja contemplada. Por isso, é indispensável que os membros da equipe sejam tratados em posição de igualdade. Além de encontrar soluções para problemas mais facilmente, essa participação coletiva proporciona o sentimento de identificação com a escola o que, consequentemente, aumenta a motivação para o trabalho.  

2. Defina objetivos que sejam realizáveis

Uma das características de um planejamento eficiente se trata de definir objetivos que sejam de fato alcançáveis. Nesse sentido, devem-se avaliar o contexto e a realidade nos quais a escola está inserida, levando em conta os resultados dos planejamentos anteriores e os aspectos do cenário atual. Com isso, a escola vai identificar mais facilmente as suas deficiências e potencialidades.

Sendo assim, ao estabelecer a situação atual da escola, tem-se uma base para criar as novas metas e ações. É importante que o propósito a ser alcançado seja objetivo e claro, seja mensurável e passível de comparação. Afinal, deve-se ter um critério para saber se o que foi proposto foi cumprido, o que inclui a avaliação das metas e dos prazos.

3. Faça revisões do planejamento de forma regular

É fato que nem sempre tudo sai como o planejado, visto que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Por isso, a escola deve estar preparada para lidar com os contratempos e, caso necessário, alterar o planejamento.

O ideal é que as necessidades sejam previstas com antecedência. Nesse sentido, devem-se realizar reuniões periódicas com os professores e os colaboradores para analisar o andamento dos objetivos e, se preciso, fazer as mudanças. A equipe pode se perguntar, por exemplo: Houve mudanças na legislação? Alguma estratégia não está tendo um bom retorno? As prioridades continuam as mesmas?

4. Leve em consideração os feedbacks das famílias

Em prol de garantir um planejamento escolar de sucesso é imprescindível considerar os feedbacks dos familiares. Nesse sentido, a escola pode promover reuniões não só com a equipe escolar, mas também com os pais e os responsáveis. Também é indicado realizar pesquisas de satisfação regularmente.

Dessa forma, todo o processo se torna democrático, trabalhando para suprir as necessidades e as demandas de cada um. Além disso, essa prática pode ser vantajosa para construir um melhor relacionamento com os pais e os responsáveis.

5. Implemente novas tecnologias

Outra dica para organizar um bom planejamento escolar consiste em implementar novas tecnologias. Isso porque, no dia a dia, o gestor da instituição deve lidar com um grande número de tarefas que podem prejudicar o andamento dos projetos traçados.

Nesse contexto, as ferramentas digitais podem otimizar e simplificar muitas atividades, como a venda do material didático, a gestão financeira, o agendamento de reuniões, a comunicação com os familiares, entre outras. Além disso, é possível potencializar o processo de ensino-aprendizagem ao inserir a tecnologia em sala de aula com ferramentas pensadas especificamente para o cenário educacional.

Conclusão

O planejamento escolar é um processo muito importante, visto que ele ajuda a instituição a se desenvolver cada vez mais. Com um bom plano, a escola pode promover uma gestão democrática e antecipar a resolução de problemas, além de se manter aberta para novas oportunidades.

A tecnologia pode ajudar o gestor a lidar com várias de suas responsabilidades, principalmente quando se tratam dos problemas de logística da instituição. Pensando nisso, preparamos um e-book que traz 5 sugestões de ferramentas digitais que podem auxiliar a sua escola a resolvê-los. Saiba mais baixando o nosso e-book gratuitamente:

5-ferramentas-digitais

De que outras maneiras você organiza um bom planejamento escolar? Deixe o seu comentário abaixo e contribua ainda mais para a discussão sobre o assunto!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário