17 de setembro de 2019

Inovar sem gastar: ferramentas gratuitas para a gestão escolar

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

A rotina de muitos diretores e coordenadores é sempre muito atarefada. Para facilitar isso, algumas ferramentas de gestão escolar podem ser úteis e auxiliar na gestão do tempo além de facilitar atividades burocráticas. Em alguns casos a adesão da tecnologia como instrumento para a gestão pode ajudar no combate à inadimplência.

O uso da tecnologia por instituições de ensino é comumente associado às funções didáticas, entretanto, pode ser bastante útil para a gestão. Os recursos vão desde softwares de gestão financeira à bancos de dados e armazenamento em nuvem. Analisar o perfil da escola e suas necessidades é o primeiro passo para definir e acertar qual tecnologia deve ser implementada.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas ferramentas que aliam tecnologia e gestão escolar. Confira!


5 dicas de ferramentas gratuitas para a gestão escolar

Existem muitas ferramentas pensadas para facilitar o desempenho das atividades de gestão escolar. O que muitos gestores podem não saber é que muitas delas não representam custo para instituição, e em alguns casos pode até contribuir para sua receita.

1) Hábil: ferramenta de controle financeiro

Ferramenta disponível em português e compatível com o sistema operacional Windows, a ferramenta Hábil oferece controle bancário do caixa. Além disso, também permite agendamento de compromissos financeiros e relatórios. A ferramenta possibilita o o cadastro de materiais, fornecedores e funcionários.

2) I-educar: ferramenta de gestão de processos

Para simplificar os processos que envolvem as campanhas de matrícula o software I-educar pode ser bastante útil. A ferramenta permite a de cadastro de matrículas, realizar transferências e emitir certificados. Além disso, por meio dela é possível concretizar suspensões, construir relatórios gerenciais e montar quadro de horários

3) Ted: plataforma digital para formação

Um dos muitos desafios que enfrenta o gestor escolar podemos citar o incentivo pela formação continuada dos professores. A plataforma digital Ted pode ser uma maneira de incentivar o corpo docente a aperfeiçoar suas práticas de maneira simples e sem custo. Dessa forma, o Ted conta com diversas palestras rápidas em mais de 110 idiomas, sobre diversos assuntos que mantém os professores atualizados.

4) Sistema DKsoft: administração na palma da mão

Um software que reúne diversas funcionalidades pode ser a ferramenta de gestão ideal para as instituições. O DKsoft trata da automação escolar e surge justamente para colocar o controle pedagógico e administrativo da escola em um só lugar. Com ele é possível acompanhar o recebimento dos pagamentos, registrar notas e frequências dos discentes além de gerar recibos, contratos, declarações e certificados. Oferece ainda diversos relatórios que auxiliam no acompanhamento dos resultados da instituição.

5) Livro fácil: e-commerce de materiais didáticos

Uma grande aposta das instituições na atualidade são os e-commerces. No caso da Livro Fácil a adesão do serviço funciona de maneira prática, não representa custos para a instituição e ainda ajuda na geração de receita para a escola. Para cada livro vendido pelo e-commerce a escola recebe um repasse em cima do valor do material. Além disso, os livros ficam disponíveis em uma loja online personalizada o que garante a compra do material correto e satisfação dos pais e responsáveis pela comodidade.

A importância da inovação na gestão escolar

Uma escola deve estar sempre voltada para o futuro para garantir a formação de cidadãos conscientes e atualizados. Quando a instituição adere ao uso de ferramentas de gestão escolar e tecnologias que auxiliam em seus processos, ocorre uma inovação no aprendizado dos alunos. Pais e responsáveis procuram cada vez mais por escolas que se renovam e se atualizam, o que ajuda na aquisição de novos estudantes.

Para além das práticas pedagógicas, implementar ferramentas de gestão escolar simplifica e otimiza processos que antes demandavam muito tempo do gestor. Dessa forma, é possível que o gestor foque sua atenção menos nas atividades burocráticas e mais no envolvimento de práticas pedagógicas. A implementação desses recursos não precisa representar um custo extra para a gestão.

Soluções educacionais podem, além de representar custo zero para a instituição, ajudar na obtenção de novos recursos financeiros. No caso do e-commerce Livro Fácil, o processo é seguro e eficaz para toda a família, além de isentar a escola de responsabilidades relacionadas à venda de material didático.

Conclusão

O uso da tecnologia como ferramenta para a gestão escolar já é uma realidade em grande parte das instituições de ensino do país. Entretanto, elas não precisam representar um gasto extra para a escola. Diversas ferramentas gratuitas podem auxiliar no desenvolvimento de bancos de dados, criação de quadros de horário além do aperfeiçoamento das práticas institucionais, sejam elas pedagógicas ou burocráticas.

Além das ferramentas citadas neste artigo, preparamos um guia gratuito com 4 ferramentas digitais para a gestão escolar. Baixe agora e aproveite.

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário