O planejamento escolar se trata de um conjunto de ações que fazem parte da proposta pedagógica da escola e que orienta as atividades de todos os colaboradores. Ou seja, ele visa a instruir de que maneira os objetivos e a missão da escola devem ser colocados em prática, além de determinar as relações da instituição com os alunos e suas famílias.

Sendo assim, tudo que acontece na escola deve passar previamente por um planejamento. Pensando nisso, neste artigo você vai ler sobre 5 pontos que revelam a importância do planejamento escolar. Continue lendo!


1. Interfere no aprendizado dos alunos

O conhecimento não é algo que deve ser adquirido, mas sim construído. Nesse sentido, a escola tem o papel de auxiliar o aluno em seu processo de aprendizado, ajudando-o a passar por cada etapa da sua formação de forma que se torne capaz de atuar e interferir de forma autônoma e responsável na sociedade.

O professor assume cada vez mais o papel de mediador do conhecimento e, para tanto, o planejamento escolar é extremamente importante. Isso porque ele interfere no aprendizado a partir do momento em que ele traz uma orientação para que os objetivos de cada disciplina sejam alcançados.

2. Reflete o contexto da comunidade escolar

Um dos aspectos que devem ser considerados no momento de construir o planejamento escolar é o contexto atual – não só da instituição, mas de toda a comunidade em que está inserida.

Traçar um plano a partir da realidade e dos interesses da comunidade torna as atividades propostas mais dinâmicas e atrativas, uma vez que elas se mostram mais coerentes com o que alunos e colaboradores vivenciam fora dos muros da escola. Por isso, toda a equipe pedagógica deve refletir a respeito do processo de ensino de forma a definir as práticas pedagógicas a partir das características e particularidades do seu entorno.

3. Tira os objetivos do papel

O planejamento escolar está diretamente ligado com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Sendo assim, ele deve considerar a missão e as diretrizes da instituição e torna-se, então, uma oportunidade para que a gestão escolar e os demais colaboradores pensem e ajam de acordo com identidade da escola e suas prioridades.

Os objetivos da instituição já são previstos no PPP, mas o planejamento escolar representa uma maneira de tirá-los do papel. A equipe tem a possibilidade de definir ações que trazem essas ideias para o dia a dia. Dessa forma, apesar de cada um ter a sua própria área de atuação, estarão trabalhando em prol do mesmo objetivo.

4. Aperfeiçoa as atividades

O momento de planejar o próximo semestre ou ano letivo é a oportunidade perfeita para rever os resultados e as ações da instituição. Isso quer dizer que se deve manter ou aperfeiçoar o que deu certo e repensar o que não teve resultados positivos no período anterior. Dessa forma, as atividades e seus resultados melhoram a cada planejamento.

5. Permite a integração da equipe

A construção do planejamento escolar prevê a participação de toda a equipe pedagógica. Dessa forma, o gestor pode agendar reuniões e incentivar que os membros troquem ideias e experiências de suas práticas dentro da escola. Essa prática pode contribuir para criar um ambiente colaborativo, democrático e amigável entre os professores e demais colaboradores.

Para mais, o diálogo é essencial para identificar problemas e obstáculos entre as práticas pedagógicas e administrativas. Isso porque cada um dos integrantes interage com o planejamento de uma forma diferente, o que torna mais fácil levantar os pontos fracos da instituição, além de criar e compartilhar novas soluções.

Conclusão

O planejamento é importante visto que beneficia toda a comunidade escolar de diversas maneiras. Ele ajuda a organizar aquilo que os alunos irão aprender a cada ano, além de auxiliar os docentes a preparar o calendário de aulas. Permite, também, que a instituição alcance seus objetivos e, ao mesmo tempo, engaja toda a equipe escolar.

Por isso, construir o planejamento escolar requer bastante atenção e dedicação do gestor e dos demais colaboradores. Preparamos um infográfico que indica 5 pontos de atenção que vão te ajudar a direcionar a criação do planejamento e a buscar uma melhoria contínua da sua instituição. Baixe gratuitamente:

importancia-do-planejamento-escolar

O que achou do artigo? Ele foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!