Introdução

A Livro Fácil surgiu em 1991 a partir da necessidade de oferecer o material escolar em um só lugar. Seus fundadores eram representantes comerciais de editoras. Eles perceberam a dificuldade que pais e responsáveis encontravam após receber a lista de material escolar. Muito do que era requisitado não estava disponível nas livrarias e era preciso esperar, muitas das vezes até após o início das aulas, para ter acesso aos livros.

Com a missão de facilitar a venda de material didático, a Livro Fácil se aperfeiçoou com o passar dos anos. Preparamos esse artigo com a história da solução, suas mudanças para oferecer o serviço de forma mais prática e segura. Confira!


30

1991 – A Livro Fácil surge com um propósito

Com o propósito de facilitar a distribuição de materiais didáticos nas escolas e garantir que todos os alunos tivessem acesso aos exemplares requisitados, a Livro Fácil teve seu início com vendas físicas. A escola fechava negócio com a Livro Fácil e cedia a lista de material aos pais. Depois disso, uma venda física acontecia na própria escola, com todos os materiais separados e prontos para serem entregues às famílias.

A solução oferecia muito além dos livros didáticos, contemplando todo o material de pedido pelas escolas. A adoção da solução foi um diferencial benéfico para as instituições.O serviço desonera o colégio de responsabilidades relacionadas a venda de material didático. Além disso, não se trata de um custo extra para a gestão, inclusive, ajuda na geração de receita da escola, já que a escola recebe um repasse por cada livro vendido.

2002 – Venda personalizada

Com o sucesso da solução, a Livro Fácil passou a se aperfeiçoar. Por meio de vendas personalizadas, os pais preenchiam um formulário indicando qual dos exemplares gostariam de receber no início das aulas. Todo o material didático era enviado para a instituição de ensino. O pacotes eram categorizados com os nomes dos alunos e suas respectivas séries. No primeiro dia do ano letivo os alunos já exibiam os materiais completos, prontos para dar início as propostas pedagógicas.

2008 – A Livro Fácil inaugura um e-commerce

Para atender a um maior número de escolas, é inaugurada a venda online e o material passa a ser entregue em casa para as famílias. Logo as vendas online superaram as vendas físicas.

2017 – Vendas online supera o presencial

Em 2017 as vendas online superam as vendas físicas, e o e-commerce passa a ser prioridade da solução. As vendas físicas ainda acontecem em algumas escolas que fazem parte da história da Livro Fácil. O e-commerce conta com exemplares de mais de 400 editoras e atende mais de 450 instituições.

2019 – A nova identidade

Em 2019 a logo da marca passou por uma reformulação. Sendo aperfeiçoada de acordo com as atualizações do serviço, que a cada dia busca melhor atender as instituições de ensino. Hoje a Livro Fácil mantém sua missão de entregar com qualidade os materiais e levar comodidade para todos. A solução oferece a venda de livros didáticos e sistemas de ensino.

Como funciona a Livro Fácil

De maneira simples, cada instituição possui uma página personalizada dentro do e-commerce. Os clientes acessam o site, selecionam a escola e inserem o nome do aluno com a sua respectiva série. A página exibe para a família todos os livros e sistemas de ensino que o estudante precisa para o ano letivo. Além disso, várias formas de pagamento são aceitas e todos recebem os materiais em casa.

Mantendo sua missão há 28 anos, a Livro Fácil é uma solução educacional que acredita no melhor desenvolvimento das práticas pedagógicas. Agregando valor à instituição, e garantindo comodidade para todos, a Livro Fácil pode ser um diferencial para escolas que querem se posicionar melhor diante da comunidade.

Quer saber mais sobre a solução? Peça uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como a Livro Fácil pode ajudar a sua instituição a crescer.

lf_conversa-com-especialista