10 de outubro de 2018

Perguntas e respostas sobre a venda de material didático online

Por Amanda Viegas

Compartilhar

O início do ano letivo pode ser um momento conturbado para as escolas. Isso porque, além de receber alunos e professores, o processo de aquisição do material didático pode envolver uma logística complexa e até mesmo prejudicar o início das atividades.

Geralmente, as escolas disponibilizam a lista completa do material didático para os pais e responsáveis o adquirirem onde quiserem. Outras escolas, por sua vez, preferem vender os livros e apostilas em suas próprias dependências, para oferecer maior facilidade às famílias dos alunos. Entretanto, ambos os processos podem trazer problemas logísticos para a instituição, que podem resultar até mesmo num atraso do início das atividades.

Por isso, uma saída é optar por oferecer a venda online do material didático, que oferece vantagens tanto para a escola quanto para as famílias dos alunos. Como o assunto pode despertar muitas dúvidas, preparamos este artigo para responder todas as suas perguntas sobre a venda do material didático via e-commerce. Confira!


1. Por que é uma boa ideia vender o material didático de forma online?

Oferecer a venda do material didático de forma online é uma boa ideia, pois garante uma comodidade maior para as famílias dos alunos. Isso porque não é necessário se deslocar até uma loja física para adquirir os livros e apostilas, ou mesmo transportar todo o material da escola para casa – a compra é entregue na residência.

Além disso, a venda online é coerente com um comportamento cada vez mais expressivo da sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pelo We Are Social e pelo Hootsuite, 66% dos brasileiros utilizam a internet, permanecendo conectados por uma média de nove horas e quinze minutos por dia. Entre esses usuários, a pesquisa revelou que 55,15% realizaram compras online de forma ativa no ano de 2017.

Dessa maneira, a escola deve ficar atenta ao comportamento dos pais e responsáveis na internet e garantir que a instituição acompanhe as tendências desse público.

2. De que maneira a venda online pode facilitar a compra do material didático?

A venda online pode facilitar diversos aspectos da compra de material didático para as famílias dos alunos que vão além da entrega dos livros e apostilas em casa.

Em primeiro lugar, a principal vantagem de um e-commerce é a comodidade e economia de tempo dos pais e responsáveis. Toda a lista pode ser comprada de uma vez só, com alguns cliques, e o familiar tem a liberdade de fazer a compra onde e quando quiser.

Além disso, como todo o material é indicado anteriormente pela escola, não há risco de se comprar os livros ou apostilas errados.

Outra vantagem da venda online consiste na maior variedade de formas de pagamento oferecidas aos familiares. A compra pode ser paga com cartão de crédito ou boleto bancário, há possibilidade de parcelamento e emissão de nota fiscal.

Por fim, a venda por meio de uma plataforma como a Livro Fácil garante a disponibilidade do material e a entrega de todos os livros e apostilas antes do início do ano letivo, de forma a assegurar que os alunos tenham todo o material desde o primeiro dia de aula.

3. Como a Livro Fácil ajuda a oferecer a venda online do material didático na minha escola?

A Livro Fácil é uma plataforma que auxilia as escolas na venda do material didático de forma online, oferecendo para a família e para a instituição uma forma rápida, prática e segura de adquirir a lista completa.

Isso porque a Livro Fácil oferece uma página personalizada para cada escola divulgar sua lista de material, garantindo maior comodidade para as famílias ao mesmo tempo que possibilita a geração de receita extra para a escola. Além disso, a solução desonera a instituição das responsabilidades logísticas envolvidas na venda de livros e apostilas nas suas dependências.

Atualmente, a Livro Fácil conta com mais de 550 escolas parceiras que facilitam o processo de aquisição do material didático. Essa parceria é firmada sem custos extras para a instituição, já que a adesão é gratuita.

4. Como a Livro Fácil pode ajudar a lidar com a inadimplência?

O planejamento financeiro da instituição depende da receita prevista. A principal fonte de renda da escola consiste nas mensalidades dos alunos, de forma que o atraso do pagamento pode prejudicar o fluxo de caixa.

A inadimplência pode ocorrer por diversos motivos e, embora nem sempre possa ser evitada, seus efeitos podem ser amenizados. Nesse caso, a Livro Fácil pode ajudar a escola a aumentar a receita com a venda online do material didático, melhorando o seu balanço financeiro.

Além disso, as escolas que vendem livros e apostilas em suas dependências estão sujeitas à inadimplência no pagamento do material, bem como às perdas relativas a estoque ou a danos dos produtos, o que gera prejuízos para a instituição. A Livro Fácil isenta a escola dessas responsabilidades, uma vez que assume toda a logística da venda.

5. A venda online do material didático oferece benefícios para a gestão financeira da escola?

O funcionamento da escola depende de uma boa gestão financeira, uma vez que, sem ela, o planejamento escolar não é colocado em prática e aspectos logísticos são prejudicados. Nesse contexto, a venda online possibilita a geração de receita extra para a instituição, contribuindo com a sua saúde financeira.

Além disso, para as escolas que vendem o material em suas dependências, o e-commerce elimina o risco de inadimplência do pagamento e elimina a preocupação com estoque e perdas. Nesse caso, o e-commerce também possibilita a emissão de notas fiscais no nome dos pais.

6. Como o e-commerce pode ajudar a escola na campanha de matrículas?

O e-commerce para a aquisição do material didático pode ajudar a escola na sua campanha de matrículas, já que consiste em um diferencial oferecido aos familiares.

Na campanha de matrículas é possível deixar claro que os pais e responsáveis não precisam se deslocar para a compra do material, que podem escolher a melhor forma de pagamento e que não é preciso se preocupar com atrasos na entrega dos livros e apostilas. Também é possível ofertar descontos caso a compra seja realizada pelo site, o que também pode ser um diferencial importante para as famílias.

Nesse caso, a Livro Fácil oferece um banner que a escola pode utilizar na promoção do e-commerce no site da escola.

7. Como é feita a entrega dos materiais para os alunos?

A partir do momento em que os pais e responsáveis dos alunos compram a lista completa do material em um só lugar, a entrega é facilitada: os livros e apostilas são entregues no endereço escolhido pelo responsável.

A escola também pode optar por oferecer que o material seja retirado na própria instituição. Nesse caso, os livros e apostilas são organizados em pacotes personalizados, com o nome do aluno e a sua série.

Caso aconteça algum problema na entrega, como extravio dos correios, a família tem proteção garantida. Além disso, se surgirem dúvidas, a Livro Fácil possui um SAC para atendimento de pais e responsáveis.

8. A venda online melhora o relacionamento da escola com os familiares?

Ao ofertar uma maior comodidade para a família do aluno, o relacionamento entre a escola e os familiares tende a melhorar desde o primeiro momento, o que pode ajudar na retenção dos estudantes e na redução da evasão escolar.

Isso porque a venda online do material didático contribui para a satisfação dos pais e responsáveis com a instituição. A solução digital garante maior comodidade e praticidade para as famílias dos alunos, além de ser uma inovação e diferencial que muitas escolas não oferecem.

Os diferenciais oferecidos pela instituição podem estimular uma relação mais positiva entre a família e a escola.

9. Como a escola pode criar a sua loja online?

O primeiro passo para a escola criar a sua loja online é firmar uma parceria com a Livro Fácil. Em seguida, é necessário que a equipe escolar prepare a lista de materiais didáticos necessários por série, com o título, edição e editora especificados.

A partir disso, basta a escola enviar os livros e apostilas por e-mail para a Livro Fácil. Dessa forma, a lista é disponibilizada com antecedência, assegurando que os alunos tenham o material adequado disponível desde o primeiro dia de aula. A Livro Fácil cria um site personalizado para a escola e oferece uma assessoria referente à aquisição dos didáticos para os pais e responsáveis.

Com o site pronto, a Livro Fácil disponibiliza um banner para que a escola faça a divulgação no site ou nas redes sociais.

10. O que fazer se a escola, pais e responsáveis tiverem dúvidas no processo de compra?

A Livro Fácil conta com uma equipe de assessores que podem auxiliar tanto a escola quanto os pais e responsáveis no processo de aquisição dos materiais didáticos. No site personalizado da instituição, é disponibilizado um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) com as dúvidas mais frequentes e também canais para contato direto.

11. Como os pais e responsáveis encontram a lista correta de material?

Encontrar a lista de material correta é bastante simples e os pais e responsáveis podem escolher entre duas opções:

A escola parceira da Livro Fácil pode disponibilizar e divulgar o link do site personalizado para as famílias desde o momento da matrícula ou rematrícula. Ainda há a possibilidade do responsável entrar no site oficial da Livro Fácil e selecionar o nome da escola, sendo direcionado para as listas personalizadas.

12. A escola pode acompanhar o pedido realizado pelos pais?

Uma dúvida comum das escolas a respeito da plataforma diz respeito ao pedido de compra do material didático realizado pelos pais. Não é possível acompanhar quem fez o pedido ou mesmo como está a venda em tempo real. No entanto, a Livro Fácil disponibiliza um relatório periódico para que a escola esteja ciente das compras.

Conclusão

Por meio deste artigo você viu que a venda online do livro didático desonera a escola de um complexo processo logístico, além de facilitar a aquisição do material por parte das famílias dos alunos.

A Livro Fácil tem como objetivo tornar o processo mais rápido, prático e cômodo para as duas partes. Pensando nisso, preparamos um infográfico para que você entenda como isso acontece, ao acompanhar a trajetória do livro didático vendido pela escola em comparação com a venda realizada via e-commerce. Baixe gratuitamente:

cta-perguntas-e-respostas-sobre-a-venda-material-didatico-online

Este artigo foi útil para você? Ainda restam dúvidas sobre a venda de material didático online? Deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário