2 de julho de 2019

Planejamento escolar: como se preparar para o ano letivo

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O início do ano letivo é marcado pelo planejamento escolar, um importante conjunto de estratégias que norteia as atividades de todos os funcionários e estabelece quais objetivos devem ser alcançados até o final do ano letivo.

Sem o devido planejamento, a equipe se dispersa e as metas pedagógicas dificilmente são alcançadas. Elaborar o planejamento escolar pode ser um grande desafio, tanto por sua importância quanto por sua complexidade.

Este artigo é um roteiro com informações e dicas para um planejamento escolar bem feito e eficiente. Confira!


Dicas para elaborar o planejamento escolar

No planejamento escolar, os objetivos do período letivo são definidos. Trata-se, também, de um bom momento para determinar os conteúdos que serão desenvolvidos em cada disciplina por meio das definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, complementar o planejamento com projetos e conteúdos próprios é importantíssimo como uma forma de promover e celebrar a identidade da escola.

Avalie os esforços da sua escola

Avaliar os resultados obtidos no período anterior é uma importante análise de resultados para direcionar ações. A partir dessa avaliação, é possível perceber quais metas dos planejamentos anteriores foram alcançadas ou quais precisam ser ajustadas para serem efetivas. Leve em consideração as situações internas e externas do colégio, como quais os contextos em que está inserida e as necessidades das famílias e comunidade local.

Melhorias para o ano letivo

Estabelecendo o que funcionou ou não no período letivo anterior, o gestor precisa determinar o que será melhorado no que se inicia. Reformas nas estruturas, troca de material didático e a implementação de tecnologia em sala de aula são exemplos de medidas que podem ser realizadas para garantir melhorias no novo semestre.

Calendário e cronogramas

O planejamento escolar é o momento para se estabelecer um cronograma para o ano que se inicia. Indicar quais serão os dias letivos, férias, recessos e feriados é importante para que alunos, pais e responsáveis, gestores, professores e funcionários estejam alinhados e se programem com base nas datas da escola.

Conheça sua equipe e elabore o quadro de horários

Conhecer bem sua equipe é a chave para um planejamento escolar eficiente. A partir do diálogo, é possível verificar a disponibilidade de cada funcionário e montar um quadro de horários do corpo docente proveitoso para todos.

Matriz curricular

Muitas pesquisas sobre educação surgem a cada dia e novas medidas sobre inovações educacionais são estimuladas. O planejamento é o momento ideal para pesquisar e implementar inovações que mais se adequam às propostas pedagógicas em sua matriz curricular, um documento que apresenta carga horária de cada matéria e conteúdos abordados. O ideal é que se entenda e adeque conteúdos e métodos inspirados em escolas inovadoras.

Programe as reuniões de pais e professores

Reuniões de pais e professores são importantes para estreitar os laços entre a família e a escola. Com o planejamento escolar, esses eventos podem se tornar mais atrativos e produtivos. Organizar um calendário com as datas dessas reuniões é importante para que os pais se programem com antecedência para essa atividade tão importante.

Reestruture as políticas de sala de aula

O planejamento escolar é o momento para se pensar nas políticas que foram estabelecidas em sala de aula. Quais deram certo? Quais precisam passar por mudanças? O que pode ser implementado? Todas essas questões precisam ser analisadas e, se necessário, modificadas.

Inclusão das tecnologias na sala de aula

A inclusão de tecnologias na sala de aula pode ser estabelecida durante o planejamento escolar. Um exemplo simples e efetivo de modernização escolar é utilizar materiais didáticos que estejam disponíveis em audiolivros ou online. Esse tipo de mudança requer planejamento e alinhamento com todos os funcionários e isso pode ser acordado durante o planejamento escolar.

Incentivada pela BNCC, a modernização das ferramentas didáticas necessita cuidadoso estudo para que as mudanças estejam de acordo com as propostas pedagógicas do colégio e dentro das condições físicas e financeiras da instituição.

Incentivo e utilização da biblioteca

O uso da biblioteca pode entrar no planejamento como uma forma de incentivar os alunos a utilizarem suas dependências. Além de modificar o espaço para que fique mais atrativo para os discentes, atividades com turmas no ambiente podem ser estudadas junto aos professores,.

O ideal é que o planejamento escolar aborde metas alcançáveis. Delegar tarefas e contar com a ajuda da equipe escolar é necessário para que todos os objetivos sejam alcançados com sucesso.

A importância do planejamento escolar

Dentre outros fatores, o sucesso de um período letivo está relacionado a um bom planejamento escolar. Visando o melhor aproveitamento dos alunos em sala, o planejamento reduz o tempo do professor no plano de aula, já que ele define quando cada conteúdo será lecionado.

Um corpo docente preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas. Pais e responsáveis iniciam o ano letivo tendo ciência dos dias em que serão requisitados no colégio e quais serão as festas comemoradas pelos filhos.

O que é planejamento escolar e para que serve

O planejamento escolar é o plano das atividades de uma escola, seja por semestre ou ano letivo. Comumente organizado por gestores escolares, pode contar com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e ser registrado em um documento.

Feito para orientar o que será ensinado e por quais motivos, o planejamento escolar esboça as intenções de ensino da instituição, não se limitando ao que é previsto por lei. Busca fornecer o melhor para os discentes e focar na missão e objetivos da escola.

Muitas vezes confundido com o Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento escolar é o plano elaborado periodicamente para definir as atividades escolares de um determinado período letivo, é mais objetivo e específico ao que se refere à parte pedagógica da escola, enquanto o PPP é mais complexo e estabelece as diretrizes, metas e métodos da instituição. Ambos os documentos não podem ser esquecidos ao longo do ano, e o ideal é que sejam consultados, revisados e, caso necessário, alterados.

Conclusão

Apesar dos desafios, o planejamento escolar é uma etapa importante e deve ser desenvolvido com bastante atenção. Uma equipe alinhada, um ano letivo bem preparado, pais e responsáveis satisfeitos e informados são algumas das vantagens que o planejamento escolar tem a oferecer, tanto à escola quanto aos alunos e à comunidade.

Manter-se fiel à missão pedagógica e analisar os resultados obtidos de planejamentos anteriores são a chave para o sucesso do planejamento escolar. Que saber mais sobre como melhora a gestão financeira da sua escola? Baixe o e-book gratuito.

planejamento-escolar-como-se-preparar-para-o-ano-letivo

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário