26 de novembro de 2019

Por que estamos comprando mais livros pela internet?

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Introdução

A cada ano, aumenta o número de compradores de livros pela internet. A mudança do perfil e comportamento dos leitores levou a uma reinvenção das livrarias no Brasil. Os hábitos de consumo sempre moldaram o mercado, e isso não poderia ser diferente para o mercado literário brasileiro. Lojas e prestadores de serviço tiveram que se adaptar aos novos consumidores e suas necessidades.

Pensando nisso, preparamos este artigo com informações sobre os novos consumidores e seus hábitos de consumo. Confira!


Entenda sobre a mudança do perfil do comprador de livros

A tecnologia vem dominando cada vez mais todos os aspectos da vida em sociedade. O mercado econômico não é diferente. Compreender o perfil dos novos consumidores foi crucial para que as livrarias mudassem suas formas de negócio e aderissem à venda de livros pela internet.

Os novos compradores, conhecidos como consumidor 4.0, possuem vontades específicas. Além de uma exigência crescente, eles sempre optam pela praticidade e comodidade na hora das compras. A tecnologia possibilitou mudanças nos modos de interagir com os consumidores, também na forma dos próprios compradores interagirem com as marcas.

O cliente 4.0 apresenta mais rigor para os produtos que compra e os serviços que contrata. Além disso, trata-se de um consumidor com os hábitos ligados à era da internet. Dessa forma, o consumidor 4.0 está acostumado a realizar todas as suas pendências online, como o pagamento de contas, reclamações, contratações de serviço e compras.

Essa é uma grande vantagem da internet: permitir uma maior comodidade em atividades anteriormente burocráticas e demoradas.

A reinvenção das redes de livrarias do Brasil

A crise das livrarias no Brasil não pode ser associada a uma falta de mercado. Estudos apontam que 56% da população brasileira possui o hábito da leitura. Dessa forma, podemos entender que o custo de manutenção de uma loja física, somado ao crescimento dos e-commerces, pode ter prejudicado os lucros e desenvolvimento de diversas livrarias.

Essa realidade, além do fato das grandes livrarias terem percebido as mudanças no padrão de compra dos consumidores, levaram as livrarias a criar plataformas digitais de venda. A personalização dos sites e a facilidade de pagamento tem criado um novo e forte mercado de venda de livros pela internet. Além disso, a praticidade e conveniência de comprar e receber os livros no conforto de casa, sem precisar enfrentar o deslocamento e filas. Essas condições têm sido atrativas aos consumidores, que preferem realizar suas compras online.

Compra de livros: pela internet ou em loja física?

Apesar da mudança nos hábitos de consumo e o crescimento da venda online, algumas pessoas ainda preferem comprar em lojas físicas. O ato de manusear e testar os produtos ainda encantam a muitos consumidores. Por isso, algumas lojas preferem manter os dois tipos de negócio, online e físico. Mas, antes, recomenda-se entender dois importantes pontos:

  • Quais as vantagens de se manter a venda presencial?
  • Quais os benefícios da venda online?

Abaixo, confira as vantagens de cada uma das opções.

Vantagens da Loja física

O contato direto com um vendedor pode esclarecer possíveis dúvidas, além de atender aos consumidores que preferem o atendimento direto. Além disso, a logística atrai muitos clientes. Poder levar o produto para casa de maneira imediata é o que faz com que muitos consumidores optem pela compra nas lojas físicas.

Vantagens da loja online

O principal benefício para o consumidor que opta pela compra online é a comodidade. Realizar suas compras em qualquer lugar e receber os produtos em casa, sem enfrentar filas ou trânsito é o que leva muitas pessoas a realizar as compras de livros pela internet. A tecnologia permite também diversas modalidades de compras e pagamentos. Dessa forma, é possível encontrar a forma de pagamento que melhor atende às necessidades do cliente. O acesso a opinião de outros compradores também é uma vantagem dessa modalidade.

Conclusão

Respondendo à questão Por que estamos comprando livros pela internet? de modo simples: porque nossa cultura de consumo está caminhando para isso.

Não apenas livros, mas todo tipo de produto pode ser comprado virtualmente. As várias comodidades fazem com que a experiência da compra virtual seja mais bem aceita, vista que, além de não precisar sair de casa, temos acesso a todo estoque da loja e várias formas de pagamento para a compra.

Para as escolas que procuram pela melhor maneira de disponibilizar os livros didáticos para os alunos, preparamos um guia com a trajetória do livro didático até a sala de aula.

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário