30 de novembro de 2018

Quais as vantagens da venda online do material didático?

Por Amanda Viegas

Compartilhar

O momento de aquisição do material didático pode ser um tanto conturbado, principalmente porque se trata de um processo que impacta diretamente o calendário escolar. A escola que opta pela venda online dos livros e apostilas usufrui de diversas vantagens, além de oferecer maior comodidade para as famílias dos alunos.

A compra online tem se tornado um comportamento expressivo da sociedade, o que coloca o e-commerce de material didático como uma boa ideia. Saiba quais as principais vantagens da venda online do material didático neste artigo. Continue lendo!


1. Eliminar os custos da venda interna

Existem diversos motivos pelos quais as escolas optam pela venda interna do material didático. O principal deles se trata de oferecer um serviço de qualidade e maior comodidade para as famílias dos alunos, facilitando o processo de aquisição dos livros e das apostilas. No entanto, o comércio na escola pode gerar muitos custos.

Algumas escolas oferecem a possibilidade do pagamento no cartão de crédito, por exemplo, que leva a um prejuízo de 2% a 5% dos lucros em taxas para a bandeira do cartão. Além disso, a escola que vende o material precisa emitir notas fiscais, cujo custo por unidade varia entre R$0,35 e R$1,50. A venda online do material didático isenta a escola desses pagamentos e garante a mesma qualidade de serviço oferecida para os pais e os responsáveis.

2. Reduzir a inadimplência

A inadimplência é um problema que preocupa bastante a gestão da escola. Trata-se de uma questão desafiadora, principalmente porque interfere no planejamento financeiro.

No caso das instituições que realizam a venda interna, opções de pagamento como cheque ou boleto bancário podem acabar levando a problemas no recebimento. Considerando que, de acordo com uma pesquisa realizada pela WPensar, mais de 90% das escolas sofrem com um índice de inadimplência acima do ideal, é de se esperar que o mesmo problema seja percebido na hora do pagamento do material. Nesse sentido, a venda online do material didático não só reduz a inadimplência, mas a elimina completamente.

3. Evitar problemas de logística

A logística envolvida na venda do material didático na escola é bastante complexa, visto que o gestor escolar deve lidar com estoque, notas fiscais, formas de pagamento, danos e perdas, por exemplo. Com uma loja online, a instituição se isenta de lidar com toda a logística do o processo.

Mesmo para as escolas que não têm costume de realizar a venda, o e-commerce do material didático oferece vantagens para as famílias dos alunos que podem ser encarados como diferenciais da instituição. Os pais e responsáveis recebem todos os livros ou as apostilas em casa – o que evita o deslocamento e dispêndio de tempo, trazendo muito mais comodidade para familiares.

4. Inserir a escola no mundo digital

A inserção no mundo digital tem se tornado cada vez mais expressiva devido ao acesso crescente à internet. De acordo com uma pesquisa realizada pelo We Are Social e pelo Hootsuite, 66% dos brasileiros utilizam a internet. O estudo revelou, também, que a população fica conectada por, em média, nove horas e quinze minutos por dia.

Essa evolução não se deve somente ao acesso rápido a diversos tipos de informação. É comum que as pessoas busquem por praticidade em outros aspectos de suas vidas e o comércio é uma delas. Segundo o relatório do e-bit Webshoppers 2018, mais de 55 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra online em 2017.

Devido a esse comportamento na internet, é interessante que a escola siga a tendência do digital. Ao disponibilizar uma loja virtual para a aquisição do material didático, garante que a instituição se destaque frente às outras e se mostre preocupada em acompanhar tendências .

5. Melhorar o relacionamento com as famílias

Para manter um bom relacionamento com as famílias dos alunos, é essencial que elas estejam satisfeitas com a instituição. Oferecer a aquisição dos livros e das apostilas de forma online garante maior praticidade, comodidade e facilidade nas transações.

Além de o e-commerce oferecer todo o material didático em um só lugar, ele também ajuda no cumprimento do calendário escolar. Isso porque o aluno começa o ano letivo com a lista de material completa, o que evita prejuízos no processo de ensino-aprendizagem decorrentes do atraso no início das atividades.

6. Gerar receita extra para a escola

Ao realizar novos investimentos e melhorias, é comum que a escola se veja com a necessidade de gerar receita extra, visto que o valor das mensalidades muitas vezes não é suficiente. Uma boa opção nesse caso é realizar a venda do material didático. No entanto, quando esse processo acontece nas próprias dependências da escola, os custos podem não superar a receita, levando a prejuízos.

Ao levar em conta a solução oferecida pela Livro Fácil, a instituição recebe uma porcentagem do que foi vendido na página personalizada da escola. Por meio da loja online, todo o processo é realizado dentro da lei e sem despesas extras para a escola. Além disso, reduz-se o impacto da inadimplência das mensalidades na gestão financeira.

Quer saber como manter a saúde financeira da escola? Baixe o nosso infográfico gratuitamente:

cta-quais-as-vantagens-da-venda-online-do-material-didatico

O que achou do artigo? Ele foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário