27 de fevereiro de 2020

Recebendo alunos novos: como a gestão escolar ajuda na adaptação

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Receber alunos novatos na instituição pode ser uma questão para algumas escolas. Alguns jovens podem se sentir acuados e amedrontados diante das novidades, enquanto outros se mostram ansiosos ou até um pouco mau humorados e chateados pelo fim das férias. Independente disso, é importante tornar o ambiente acolhedor para todos os alunos, inclusive aqueles que acabaram de ingressar no colégio.

Para os alunos novatos, o primeiro dia de aula representa uma expedição a um lugar totalmente novo. Na maioria das vezes o jovem não reconhece nenhum rosto, não foi apresentado às normas e estrutura do espaço e os próprios métodos pedagógicos são desconhecidos. Para isso, é imprescindível que toda a equipe escolar se una para tornar a acolhida dos novos alunos e sua adaptação o mais prazerosa possível.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para auxiliar coordenadores, professores e diretores no processo de adaptação dos alunos novatos.


A importância da gestão escolar na adaptação dos alunos novos

Todo o processo e as estratégias pedagógicas adotadas por uma escola podem ser comprometidas pela dificuldade de adaptação de novos alunos. Uma maneira de tornar essa transição mais suave é compreender o contexto de onde esses alunos vieram. Dessa forma, o ideal é que a gestão crie uma série de estratégias para receber os novos alunos da melhor maneira possível. Cabe a gestão analisar as possibilidades e escolher aquelas que melhor se encaixam no perfil da instituição e no orçamento previsto para aquele ano. Eventos de boas-vindas geralmente são a melhor opção para integrar as turmas e acolher os novos alunos.

5 dicas para receber alunos novatos na escola

Receber alunos novatos não precisa ser um problema para a gestão. Pequenas ações podem ter um resultado satisfatório na adaptação dos jovens.

Como receber alunos novos no começo do ano letivo

Apresente as dependências da escola

Uma parte importante do processo de receber alunos novatos é apresentar as dependências do colégio. O ideal é organizar uma equipe para recepcioná-los e realizar um tour pela instituição, apresentando os cômodos, os funcionários e as normas. Outra maneira de realizar essa tarefa, e ainda promover a integração entre os alunos, é selecionar estudantes que já estavam matriculados na instituição para realizar essa apresentação.

Crie dinâmicas em grupo

Uma grande questão para uma boa adaptação é o processo de socialização. Para isso, preparar momentos para que os alunos interajam entre si fora da sala de aula é muito importante. Esse momento pode ser pensando em um evento de boas-vindas para os jovens. Além disso, organizar gincanas, jogos e brincadeiras pode ser uma maneira lúdica de desenvolver alguns conteúdos e ainda promover a integração dos discentes.

Como receber alunos novatos no meio do ano

Alguns jovens podem vir transferidos de outras instituições no meio do ano. O processo de adaptação deles pode ser mais complicado, já que a maioria da turma já está inserida na instituição e questões como dificuldades em sala de aula precisam ser observadas com cuidado. Para isso, algumas medidas podem ser tomadas.

Agende uma conversa com o aluno

Agendar uma conversa com o aluno novato é uma boa maneira de entender seu contexto e realidade. Não precisa se tratar de uma reunião formal. Na verdade, o ideal é que seja uma conversa leve, em que o discente se sinta seguro para expressar seus medos e inseguranças em relação a nova instituição.

Analise a necessidade de uma tutoria

Em alguns casos, o grande problema de adaptação dos jovens que ingressam em uma instituição de ensino no meio do ano é a adaptação pedagógica. Sabe-se que os jovens respondem a diferentes práticas pedagógicas, e ao se transferir no meio do ano é possível que haja um bloqueio em relação aos novos métodos, ou até mesmo, defasagem de conhecimento em relação ao restante da turma. Tendo isso em vista, é possível propor tutorias de contraturno. Essas aulas extras não precisam durar o ano todo, mas sim o tempo necessário para que o discente se equipare ao resto da turma.

Conte com o apoio da família

O sucesso da adaptação dos alunos novatos está muito ligada à parceria entre a escola e a família. Uma reunião pode ser marcada entre a gestão e os pais e responsáveis. Nessa reunião é importante discutir as expectativas dos familiares com relação a escola, e principalmente questões a respeito do comportamento dos jovens. O comportamento de alunos novatos são uma incógnita para a gestão, e dessa forma, fica mais difícil identificar comportamentos negativos e que podem indicar problemas na escola. Alinhar com os pais o perfil das crianças pode auxiliar na identificação desses problemas.

Conclusão

Receber novos alunos não precisa ser uma situação problemas para os gestores. Com planejamento e um plano de recepção bem tratado, o processo de adaptação se torna bem mais fácil. O importante é sempre se atentar ao bem estar dos estudantes. Com a ajuda da família, esse processo se torna muito mais tranquilo, e as práticas pedagógicas não são afetadas.

O período de volta às aulas é sem dúvida um dos períodos mais atarefados para todos da instituição. Pensando nisso, preparamos um kit com materiais e documentos para tornar esse momento o mais fácil possível

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário