15 de janeiro de 2021

Recebendo alunos novos: como a gestão escolar ajuda na adaptação

Por Vanessa Egydio

Compartilhar

Muitas escolas estão recebendo alunos novos neste início de ano, e esse momento pode ser bastante desafiadorQuando um novo ano letivo começa, muita coisa muda. Os alunos antigos são reorganizados nas turmas, com outros professores e colegas, os alunos novos chegam e o planejamento escolar para a volta às aulas é fundamental nesse momento. Porém, o início de 2021 trouxe outros desafios a serem considerados na recepção dos novatos. 

Após um ano de pandemia, a expectativa é que as aulas voltem ao modelo presencial, porém, muitas escolas ainda estão considerando o ensino remoto como opção. Sendo assim, saber acolher os novos alunos, seja em um contexto à distância ou presencial, faz parte do momento em que estamos vivendo e é sempre imprescindível para garantir o bem-estar de todos na comunidade escolar.  

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para auxiliar coordenadores, professores e diretores no processo de adaptação dos alunos novatos. Continue acompanhando!

A importância da gestão escolar na adaptação dos alunos novos

Todo o processo e as estratégias pedagógicas adotadas por uma escola precisam também levar em consideração a dificuldade de adaptação de novos alunos. Uma maneira de tornar essa transição mais suave é compreender o contexto de onde esses alunos vieram.  

Dessa forma, o ideal é que a gestão crie uma série de estratégias para receber os novos alunos da melhor maneira possível. Cabe à gestão analisar as possibilidades e escolher aquelas que melhor se encaixam no perfil da instituição e no orçamento previsto para aquele ano. Eventos de boas-vindas geralmente são a melhor opção para integrar as turmas e acolher os novos alunos. Que tal inserir alguns desses eventos no seu calendário escolar deste ano?


Como receber alunos novos na escola

Seja de forma presencial ou remota, receber novos alunos não precisa ser um motivo de preocupação. Pequenas ações podem manter a gestão escolar próxima das famílias e estudantes e gerar um resultado positivo na adaptação dos jovens. Confira: 

Apresente as dependências da escola

Em um contexto presencial, esta primeira dica é uma parte importante do processo de receber novos alunos. O ideal é organizar uma equipe para recepcioná-los e realizar um tour pela instituição, apresentando os cômodos, os funcionários e as normas. Outra maneira de realizar essa tarefa, e ainda promover a integração entre os alunos, é selecionar estudantes que já estavam matriculados na instituição para realizar essa apresentação. 

Crie dinâmicas de grupo para apresentações

Seja pessoalmente ou por videochamada, criar dinâmicas para que os alunos e até mesmo professores possam conversar e se apresentar é uma boa oportunidade para a integração dos novos alunos. Preparar momentos para que os alunos interajam entre si fora da sala de aula é muito importante. Esse momento pode ser pensando em um evento de boas-vindas para os jovens. Além disso, organizar gincanas, jogos e brincadeiras pode ser uma maneira lúdica de desenvolver alguns conteúdos. 

Busque e compartilhe depoimentos de veteranos

Essa é uma solução muito interessante para escolas que estão recebendo alunos de faixas etárias muito variadas. Cada aluno vai ter uma experiência diferente de acordo com sua idade e série, e é ótimo para um novo aluno receber dicas de um veterano que já está bem adaptado com a instituição. Esse compartilhamento de experiências individuais pode contribuir para que os alunos se preparem melhor para os desafios que estão por vir, conheçam mais técnicas de estudo, além de gerar uma relação de maior empatia e integração com o grupo. 

Analise a necessidade de uma tutoria

As práticas pedagógicas podem ser bem diferentes entre uma escola e outra, o que pode trazer bastante dificuldade de adaptação por parte dos alunos novos. Nesses casos analisar a necessidade de uma tutoria é essencial para a integração e desenvolvimento do estudante. Estabeleça responsáveis por essa função, para que os alunos saibam quem procurar em caso de dificuldade. Podem sem professores em treinamento, ex-alunos ou até mesmo veteranos. 

Caso a escola tenha integrado plataformas ou recursos digitais em suas práticas, certifique-se de que o novo aluno conheça essas tecnologias e tenha um treinamento adequado sobre o funcionamento delas, para que ele consiga acompanhar a turma. 

Agende uma conversa com o aluno

Dar suporte e passar segurança para o aluno que está iniciando em uma nova escola é fundamental, principalmente se for em um contexto remoto. Assim, agendar uma conversa com o aluno novato é uma boa maneira de entender seu contexto e realidade. A conversa deve ser leve e informalpara ajudar o discente expressar seus medos e inseguranças em relação a nova instituição. 

Aproveite o momento para também esclarecer algumas regras com relação a escola e abra espaço para dúvidas. 

Programe atividades diagnósticas

O início do ano letivo é perfeito para realizar algumas atividades e entender o nível de aprendizagem da turma. As atividades diagnósticas são importantes para identificar quais conteúdos fundamentais foram aprendidos e quais dificuldades ainda precisam ser trabalhadas.  

A partir dos resultados das avaliações, é possível programar intervenções pedagógicas mais assertivas e acompanhar melhor o desenvolvimento do aluno ao longo do ano. 

Conte com o apoio da família

Principalmente após a pandemia, as escolas perceberam a importância de manter a família presente no contexto educacional. O sucesso da adaptação dos alunos novos também está muito ligado à parceria entre a escola e a família.  

Por isso, é muito importante marcar uma reunião, presencial ou virtual, entre a gestão escolar e os pais e responsáveis. Nessa reunião, vale discutir as expectativas dos familiares com relação a escola, e principalmente questões a respeito do comportamento dos jovens. Alinhar com os pais o perfil das crianças pode auxiliar no convívio dentro da escola. 

Comece o planejamento escolar para a recepção dos alunos novos

Com essas dicas, você está preparado para receber e acolher os novos alunos na sua instituição de ensinoCom a gestão escolar e um plano de recepção bem tratado, o processo de adaptação se torna bem mais fácil. O importante é sempre se atentar ao bemestar dos estudantes. Com a ajuda da família, esse processo se torna muito mais tranquilo, e as práticas pedagógicas não são afetadas. 

volta às aulas é sem dúvida um dos períodos mais atarefados para todos da instituição de ensino. Pensando nisso, preparamos um manual completo para ajudar você fazer o seu planejamento escolar 2021!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário