3 de setembro de 2019

A relação entre professores e diretor na gestão escolar

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Introdução

A relação diretor e professor na gestão escolar deve estar em constante manutenção. Dois membros muito importantes da comunidade escolar, cujas funções se entrelaçam para manter a qualidade da instituição de ensino, precisam estabelecer uma relação de parceria e cooperação.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre a importância dessa relação e como tornar o ambiente mais prazeroso para todos os membros da instituição. Confira!


A relação entre diretor e professor

Os professores estão na linha de frente do processo de ensino-aprendizagem. Para que cumpram seu papel com assertividade, é importante que contem com o apoio do diretor da instituição. Quando a direção trabalha ao lado do professor, as chances de sucesso da escola e seus alunos cresce.

Entre as muitas tarefas do diretor escolar está a gestão dos docentes. Estimular a formação continuada dos professores e oferecer cursos aos educandos podem ser maneiras de estabelecer uma boa relação com eles. O trabalho da direção deve ser pautado em práticas que inspirem confiança nos colaboradores.

Tecnologia na melhoria do trabalho escolar

O ideal é que a gestão escolar se paute no trabalho colaborativo, de modo que todos trabalhem em conjunto para atingir o mesmo objetivo: o bom desenvolvimento das metodologias de ensino.  Para que isso ocorra, uma comunicação eficiente é essencial através de recursos tecnológicos como aplicativos e softwares, que desburocratizam o processo comunicacional.

Cultura de feedbacks como um avanço

A boa relação diretor e professor também garante o bom andamento das funções pedagógicas e institucionais. Reuniões com o corpo docente podem ajudar o diretor a ter uma outra visão do funcionamento da escola, e os feedbacks projetam melhorias para a instituição como novas estratégias educacionais, medidas disciplinares e outras pautas.

Conhecimento do que acontece dentro da sala

O bom relacionamento com os educandos abrange também o envolvimento do diretor com as vivências em sala de aula. O ideal é que o diretor busque entender as dificuldades diária dos professores. Dessa maneira, é possível buscar novas estratégias disciplinares, em parceria com os docentes.

A importância do diretor escolar

No dia 12 de novembro, comemoramos o dia do gestor escolar. O diretor é o líder da comunidade escolar e é a ele que todos os seus membros recorrem. Alunos, professores, coordenadores e funcionários estão sob a responsabilidade do diretor.

Além disso, é ele quem garante o bom funcionamento da escola administrando suas finanças, dirigindo a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), acompanhando a evolução dos alunos e garantindo o bom relacionamento entre os membros da equipe escolar. Essas são algumas das muitas funções do diretor escolar e suas tarefas influenciam no bem-estar e bom desenvolvimento de toda a instituição.

A relação diretor e professor precisa ser constantemente renovada pelos profissionais. Dessa forma, é possível garantir um bom desenvolvimento do espaço escolar, além dos projetos pedagógicos e das atividades escolares, em geral. Um diretor aberto a ouvir os docentes e implementar suas sugestões só tem a ganhar.

A importância da atuação do professor na escola

O ambiente escolar é um dos mais importantes da vida de uma pessoa, já que é nele que traços de personalidade e de socialização são construídos e desenvolvidos. Por isso, o papel do professor tem tanta importância. É ele quem contribui para essa ação, sendo o mediador entre o jovem e o conhecimento.

O professor é o profissional da escola que mantém o contato mais próximo com os alunos. Ele é o principal orientador no processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes sobrecarregado, esse profissional não tem suas atividades limitadas a sala de aula. Por isso, é importante que encontre apoio de toda a equipe escolar, para que suas tarefas não se tornem exaustivas e que o profissional se sinta valorizado.

Conclusão

Garantir uma boa relação entre diretor e professor é essencial para o bom desenvolvimento do ambiente escolar. Quando ambos trabalham em conjunto, é possível observar as melhorias no desempenho dos alunos. Pais e responsáveis sentem-se mais confortáveis em ambientes harmônicos, e os alunos respondem melhor à autoridade dos docentes em sala quanto este conta com o apoio da direção.

O diretor pode sempre buscar renovar seus métodos para uma gestão mais inclusiva e aberta à novas ideias. Dessa maneira, é possível que os docentes se sintam mais à vontade diante da presença do gestor. Pesando nisso, preparamos esse infográfico gratuito com os 6 pilares da gestão escolar. Baixe já!

6-pilares-da-gestao-escolar

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário