11 de outubro de 2018

Tecnologia para os pais: Soluções que a escola pode adotar voltadas para as famílias

Por Amanda Viegas

Compartilhar

Manter um bom relacionamento com as famílias dos alunos é extremamente importante para qualquer escola. Isso porque garantir a satisfação com a comunicação e com a instituição em geral contribui não apenas para o desenvolvimento dos estudantes, mas também para a diminuição da evasão escolar. Em alguns casos, para contribuir com essa relação, pode ser interessante investir em tecnologia para os pais e responsáveis.

Disponibilizar soluções tecnológicas voltadas para a família pode automatizar alguns dos processos da escola, além de oferecer diferenciais que ajudam na aquisição de novos alunos. Neste artigo você vai conhecer 5 ferramentas tecnológicas que auxiliam a sua instituição nesse sentido. Continue lendo!


1. Agenda digital

O avanço tecnológico permitiu que a escola interaja com os familiares por meio de novos canais de relacionamento. Atualmente, nem tudo precisa ser feito de forma presencial e por meio de uma agenda digital a gestão escolar possui maior controle da comunicação com os pais e responsáveis.

A agenda em formato digital permite que os familiares recebam notificações online, o que evita esquecimento e garante uma comunicação efetiva, de maneira que a mensagem realmente chegue ao seu destinatário. É uma ferramenta que pode ajudar na economia de tempo e auxilia a família a se aproximar da realidade escolar dos alunos.

Garante, também, o acesso a todas as informações importantes em um só lugar, como marcação de reuniões, eventos, divulgação de notas, entre outros.

2. Ferramentas de comunicação

O uso da agenda virtual pode ser ainda mais benéfico para a comunicação com as famílias dos alunos quando combinado ao uso de outras tecnologias. Nesse caso, explorar diferentes ferramentas de comunicação ajuda a aumentar o envolvimento das famílias de forma prática e eficaz.

Podem ser implementados aplicativos de chat para uma conversa direta com os professores ou outros membros da equipe pedagógica, além de um fórum para discussões e sugestões de melhoria na instituição, infraestrutura ou mesmo no processo de ensino-aprendizagem. Outros aplicativos que permitem o acompanhamento da presença dos estudantes e o lançamento de notas com notificação por e-mail também podem contribuir para um maior engajamento dos familiares.

3. Geração de mensalidades online

Investir em tecnologias voltadas para os pais e responsáveis é interessante até mesmo para a economia de outros recursos, como impressões e custos com o correio. Uma saída, nesse sentido, seria investir em gerar e enviar os boletos das mensalidades de forma online, para que os familiares possam acessá-los por meio da internet.

Também é possível programar o envio de um lembrete mensal para os familiares por e-mail, lembrando-os do pagamento da mensalidade.. Esse tipo de ação podem contribuir inclusive para que as taxa de inadimplência diminua.

4. Venda do material didático via e-commerce

Alguns momentos do ano letivo costumam ser estressantes para as famílias dos alunos. O início do ano letivo, por exemplo, requer que os responsáveis adquiram o material didático para os estudantes.

É extremamente importante que os estudantes estejam com o seu material completo desde o primeiro dia de aula – caso contrário, o planejamento do professor e o início das atividades podem ser prejudicados. Além disso, erros na compra do material também podem ser prejudiciais.

Nesse sentido, uma solução é que a escola ofereça a possibilidade de venda do material didático via e-commerce. Dessa forma, garante-se que o aluno terá o material adequado desde o início das aulas. Além disso, a prática permite que pais e responsáveis escolham a melhor forma de pagamento, receberam notas fiscais, obtenham desconto e, ainda, recebam todo o material em casa – evitando o deslocamento.

Vender a lista do material didático de forma online garante benefícios também para a escola, uma vez que a desonera de processos logísticos complexos. Pensando nisso, preparamos um infográfico que compara a trajetória do livro didático vendido pela escola e via e-commerce. Baixe gratuitamente:

tecnologia-para-os-pais-solucoes-que-a-escola-pode-adotar-voltadas-para-as-familias-cta

Este artigo foi útil para você? Conhece outras tecnologias para os pais que a escola pode implementar? Comente abaixo e contribua para a discussão sobre o assunto!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário