10 de setembro de 2019

Como a tecnologia pode auxiliar no processo de aquisição de alunos

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

Introdução

O uso da tecnologia no dia-a-dia escolar já é uma realidade em muitas escolas. A gestão escolar pode usar de recursos tecnológicos para auxiliar o processo de aquisição de alunos. Visando sempre uma melhoria no ensino e nos métodos educacionais, uma instituição educativa que se volta para o futuro e adequa seus projetos pedagógicos à realidade dos alunos é melhor vista pela comunidade. Assim, aumentam-se suas chances de atrair novos alunos.

Para auxiliar você, preparamos este artigo com dicas para utilizar a tecnologia em favor da gestão nas campanhas de matrícula. Confira!


A utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação

O uso da tecnologia educacional vem com o principal objetivo de aprimorar a qualidade da educação. Para a gestão, ela pode auxiliar no desenvolvimento de atividades referentes ao funcionamento interno da escola. Além disso, o uso desses recursos tecnológicos pode ser útil no processo de aquisição de alunos. Veja abaixo algumas ações para se destacar:

1) A transmissão de aulas online e ao vivo

A expansão do ensino a distância possibilitou o acesso à informação de qualquer lugar a qualquer hora. Muito comum no ensino superior, as aulas a distância podem ser implementadas na educação básica através de aulas de reforço ou revisão de conteúdo.

No mercado, existem soluções educacionais que oferecem aulas de revisão por meio de aplicativos. Os alunos podem acessar o conteúdo dado em sala, assistir novamente às aulas, além de tirar dúvidas online.

2) Anúncios no Google para melhorar a presença na internet

Para melhorar o alcance da escola, é possível contar com os anúncios online. Com o Google Ads, é possível criar e exibir anúncios sobre o serviço prestado quando a alguém pesquisa por ele na internet. As presenças nas redes sociais também permitem a criação de anúncios que podem ser bastante úteis para divulgar a instituição.

3) Captação de alunos nas mídias sociais

Uma maneira eficiente de se aproximar do seu público-alvo é utilizar as redes sociais a seu favor. O compartilhamento de conteúdos relevantes sobre educação pode atrair pais de alunos que pesquisam sobre a melhor instituição para matricular seus filhos.

As redes sociais também permitem que usuários possam relatar suas experiências com os serviços contratados. Dessa forma, é uma maneira de deixar que pais de alunos ou ex-alunos registrem sua opinião sobre o colégio, o que é bem visto pelos responsáveis que estão em busca de uma nova instituição.

4) Implementação de um aplicativo escolar

Os celulares estão cada vez mais modernos, e possuem cada vez mais funcionalidades. Oferecer aos estudantes a possibilidade de acessar os conteúdos apresentados em sala, de qualquer lugar em que ele estiver é um recurso bem visto pelos pais e responsáveis. Isso mostra que além da escola estar voltada para a criação de cidadãos do mundo, permite que as horas de estudo dos jovens aumentem.

A implementação desses aplicativos também são úteis para os professores. Além de fornecerem relatórios e dados a respeito do desempenho dos discentes, é possível diversificar suas aulas, aumentando o engajamento dos jovens nos conteúdos. Esses aplicativos conectam educadores e educandos, melhorando a relação em sala de aula.

5) Adesão de soluções inovadoras

As soluções educacionais são excelentes diferenciais entre as instituições de ensino privado no país. Os pais procuram, além de um ensino de qualidade, diferenciais que agreguem particularidades a escola, seja pela inovação com soluções tecnológicas, seja pela comodidade que ela traz aos pais.

Algumas soluções como a Livro Fácil, oferecem comodidade tanto para os pais quanto para a instituição. Evitando deslocamento e filas das compras em lojas físicas, o e-commerce vem para simplificar esse momento que pode ser bastante estressante para muitas famílias. Além disso, a Livro Fácil permite que os pais realizem a compra de material didático de uma maneira personalizada.

Muito além do que entrar em um site de vendas e procurar pelos livros se atentando à detalhes de cada material, cada instituição que adere à solução possui uma página no e-commerce personalizada onde os pais ou responsáveis podem escolher os livros didáticos pelo ano em que o jovem irá ingressar. Dessa forma, é possível evitar a compra errônea dos exemplares.

Educação e Tecnologia: os benefícios desta sinergia

Os benefícios da tecnologia podem ir além da aquisição de novos alunos. O engajamento das turmas no processo de ensino-aprendizagem quando a tecnologia é utilizada como aliada é notável. Diversos são os benefícios da adoção dessa prática:

1) Contribui com a diminuição da evasão escolar

Uma das principais causas da evasão estão é a perda de interesse pelo ambiente acadêmico. Os discentes se sentem desmotivados e a tecnologia educacional pode auxiliar nisso tornando os processos de ensino-aprendizagem interessantes. Além disso, para os alunos que encontram alguma dificuldade de aprendizagem, encontram na tecnologia educacional um recurso facilitador através da educação personalizada.

2) Estimula os alunos a aprender

Manter os alunos motivados e engajados pode ser um desafio para muitos docentes. Usar a tecnologia educacional para aguçar o interesse dos alunos nos conteúdos propostos vêm se tornando uma prática comum. Certos recursos tecnológicos ultrapassam os limites do material didático comum, e permite que o professor explore imagens que aumentam o interesse dos discentes.

3) Melhora a comunicação entre alunos e professor

O uso de recursos tecnológicos incentiva também a autonomia e socialização entre docentes e discentes. Dessa forma, é possível contribuir para a construção de uma relação afetiva de confiança entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

4) Pais satisfeitos com as inovações

Pais e responsáveis, procuram por instituições de ensino que promovam uma formação completa para seus filhos. Sendo assim, o uso de tecnologias educacionais mostra a eles que a escola está preparada e conectada com o futuro, pronta para formar mais que alunos, mas cidadãos conscientes e críticos.

Além disso, o uso das tecnologias pode ser uma comodidade para as famílias, facilitando a comunicação entre escola e responsáveis, o controle de frequência dos pais e praticidade na compra dos materiais didáticos.

Conclusão

O uso da tecnologia para aquisição de alunos vem se tornando uma prática muito comum entre os gestores. Diversas são as possibilidades para a implementação dessas tecnologias e algumas delas, como a Livro Fácil não representam um custo extra para a instituição e ainda pode auxiliar na geração de receita para a escola.

Todo o processo de aquisição de alunos pode ser um desafio para a gestão. Pensando nisso, preparamos um infográfico com 5 dicas para organizar a campanha de matrículas e facilitar esse processo para todos. Baixe gratuitamente.

infografico_10_5-dicas-para-organizar-a-campanha-de-matricula_cta

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário