31 de outubro de 2018

Venda de material 2.0: Como a escola pode entrar no mundo digital com a venda do material didático

Por Amanda Viegas

Compartilhar

O processo de aquisição do material didático costuma ser bastante desafiador, tanto para a escola quanto para as famílias dos alunos. Em alguns casos, complicações podem acarretar no atraso do início das atividades do ano letivo vigente.

Quando a escola decide vender os livros e apostilas nas próprias dependências, enfrenta questões burocráticas e logísticas, como regulamentar o registro para a venda, disponibilizar um funcionário para a tarefa, lidar com perdas e sobras de estoque, além de problemas com a inadimplência no pagamento.

Já no caso dos pais e responsáveis que recebem a lista do material didático para comprá-lo em outros locais, é importante que seja disponibilizada com antecedência suficiente para que os exemplares sejam adquiridos antes do início das aulas. Ainda assim, existe o risco de se comprar o livro ou a edição errada. Também pode acontecer de nem todo o material ser encontrado.

Uma saída, nesse sentido, é investir na venda online do material didático. Quer entender como a escola pode implementar essa prática? Continue lendo!


Quais as vantagens da venda online do material didático?

A principal vantagem em disponibilizar a venda online da lista completa do material didático é garantir maior comodidade e praticidade para as famílias dos alunos. Dessa maneira, não há a necessidade de deslocamento até as lojas e consegue-se oferecer uma maior variedade nas formas de pagamento.

Oferecer a venda através da plataforma da Livro Fácil, por exemplo, garante que a escola não tenha de lidar com os processos logísticos envolvidos na venda de livros e apostilas. Além disso, dessa forma a instituição tem convicção a respeito da disponibilidade de exemplares e da entrega com antecedência adequada para que os estudantes comecem as aulas com todo o material desde o primeiro dia.

É importante levar em consideração que as pessoas estão cada vez mais presentes no mundo digital, procurando pela comodidade das compras realizadas via e-commerce. Segundo uma pesquisa realizada pelo We Are Social e pelo Hootsuite, 55,15% dos brasileiros que utilizam a internet realizaram compras online de forma ativa no ano de 2017. Portanto, ao disponibilizar a loja virtual, a instituição tende a seguir essa tendência e se destacar.

Como é a compra realizada por uma plataforma online?

Depois que a lista completa do material didático é liberada, a escola pode divulgar o link da sua loja personalizada, que também pode ser acessado pelo pai ou responsável a partir do site da Livro Fácil.

O usuário é direcionado para uma página onde encontra a lista completa do material didático, o que garante o exemplar e edição corretos. Antes de finalizar o pedido, o responsável escolhe a melhor forma de pagamento – cartão de crédito à vista ou parcelado ou boleto bancário. Por fim, ao confirmar, basta esperar que a encomenda seja entregue no endereço escolhido.

O pagamento é realizado diretamente para a Livro Fácil, de forma que a escola não se envolve com esse processo e ainda recebe uma porcentagem de todas as vendas realizadas.

venda-de-material-2-0-como-a-escola-pode-entrar-no-mundo-digital-com-a-venda-do-material-didatico

Como a sua escola pode implementar essa prática?

Para tornar o processo de aquisição do material didático bem mais curto, a sua escola pode firmar uma parceria com a Livro Fácil. A adesão é gratuita e um site personalizado é disponibilizado especialmente para a instituição.

A única ação de responsabilidade da equipe escolar é preparar a lista de material e enviá-la para os colaboradores da Livro Fácil por e-mail. Uma vez que a página personalizada está pronta, a escola recebe um banner para divulgá-la no site da instituição e nas redes sociais, por exemplo.

“Percebemos que a maioria [dos pais e responsáveis] preferiu comprar com a Livro Fácil”, afirma Keyla dos Anjos, coordenadora do Colégio Passionista São Paulo da Cruz. Atualmente, a Livro Fácil auxilia mais de 550 escolas em todo o Brasil.

Quer saber como se tornar um parceiro da Livro Fácil? Realize uma conversa sem compromisso com um de nossos especialistas:

cta-venda-de-material-2-0-como-a-escola-pode-entrar-no-mundo-digital-com-a-venda-do-material-didatico

Ainda restam dúvidas de como a escola pode entrar no mundo digital por meio da venda do material didático? Deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário