11 de fevereiro de 2020

Volta às aulas: Dicas para organizar um evento de boas vindas

Por Nicolle Abreu

Compartilhar

O começo do ano é sempre marcado pelo retorno das atividades escolares. Para a gestão, esse é o momento de receber os novos alunos e suas famílias, além de tornar o momento prazeroso para os jovens que já estavam matriculados na instituição. O ideal é criar um ambiente acolhedor para as crianças e adolescentes. Para isso, organizar um evento de boas vindas pode ser a maneira mais assertiva de tornar a volta às aulas um sucesso.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para organizar um evento de boas vindas que será proveitoso tanto para os alunos e suas famílias, quanto para a gestão. Confira!


Volta às aulas: 7 dicas para organizar evento de boas-vindas

1)      Planeje previamente

O sucesso de qualquer evento está diretamente relacionado ao seu planejamento. Uma possibilidade é reunir e organizar ideias durante uma reunião pedagógica. Dessa forma, é possível evitar correria e profissionais sobrecarregados. Esse é o momento para definir os principais pontos do evento. Será uma recepção apenas para os alunos ou os pais serão envolvidos? Haverá alguma atividade? Quanto tempo durará o evento? Todas essas questões influenciam diretamente no planejamento do evento.

2)      Prepare a equipe

Esse é um ponto importante. O ideal é que toda a equipe escolar faça parte do evento de boas-vindas. A gestão pode distribuir as demandas de trabalho e envolver os professores na recepção das famílias. A coordenação pode cuidar dos aspectos pedagógicos do evento, como a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos nos anos anteriores.

Outro assunto que precisa ser decidido é se os docentes atenderão aos pais e responsáveis com seus questionamentos. Esse é um ótimo momento para estabelecer uma relação entre escola e família, porém questionamentos e dúvidas podem ser respondidos na primeira reunião de pais do ano. Dessa forma, instruir os docentes a incentivar os pais a comparecerem à reunião pode ser mais eficaz do que responder a todos os questionamentos no evento de boas-vindas.

3)      Recepcione a família

Mesmo que o evento de boas-vindas não seja voltado para a integração entre a família e a escola, é importante que os pais sejam recepcionados de alguma maneira no primeiro dia de aula. O diretor e o coordenador podem estar presentes no pátio da escola no horário da entrada. Eles podem sanar algumas dúvidas dos pais e responsáveis, além de tranquilizá-los em relação aos alunos novatos. Esse momento demonstra que os gestores estão interessados no bem-estar dos alunos e preocupados com o bom relacionamento com os familiares.

4)      Use a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia está cada vez mais presente nas instituições de ensino. Ela pode estar nas salas de aula, através de recursos como a lousa digital ou a gamificação, pode auxiliar a gestão em suas atividades cotidianas ou pode facilitar a compra dos materiais didáticos por meio dos e-commerces. Porém, esses recursos tecnológicos podem ser utilizados também no evento de boas-vindas. Projetores podem reproduzir trabalhos dos alunos nas paredes da escola, ou os pais podem ser notificados sobre o evento através das redes sociais.

5)      Promova a integração dos alunos

O evento de volta às aulas pode ser a ocasião ideal para estimular a integração entre os alunos. Essa integração pode ser interclasses ou entre os alunos novatos com os veteranos. Estimular atividades e dinâmicas entre grupos fortalece as relações interpessoais e facilita a adaptação dos novos alunos. As esquipes podem ser organizadas pelos próprios alunos de acordo com áreas de interesse ou desejos em comum.

6)      Atente-se aos novatos

Atentar-se aos novos alunos é muito importante na volta às aulas. Como ainda não conhecem a instituição e os novos colegas, os novatos podem se sentir inseguros e amedrontados. Dessa forma, o ideal é organizar uma equipe para recepcioná-los, além de apresentar as dependências da instituição, os funcionários e sanar possíveis dúvidas. Uma maneira de integrar os novos alunos aos veteranos é propor que os estudantes mais antigos sejam os responsáveis pela visita guiada.

7)      Abra canais de comunicação depois do evento

Uma boa estratégia para eventos que envolvem os pais e responsáveis é abrir canais para receber feedbacks. Dessa forma, é possível aprimorar os próximos eventos às necessidades das famílias, além de estreitar as relações família-escola. Os pais ficam satisfeitos por serem ouvidos pela instituição.

Dinâmicas e atividades de boas-vindas aos alunos

Algumas dinâmicas podem ser propostas para tornar o evento de boas vindas mais agradável para os discentes. O ideal é que as dinâmicas integrem os alunos e crie uma harmonia entre as turmas que deixarão o trabalho durante o ano mais pacífico. Jogos e atividades em grupo são uma boa opção nesse momento. Além disso, é possível propor um momento de integração entre todas as turmas com um festival de sorvete ou de cachorro-quente. Os jovens podem inclusive ser os responsáveis por levar/cozinhar os alimentos que serão consumidos.

Conclusão

Um bom evento de volta às aulas pode ser decisivo para um desenvolvimento agradável do ano letivo. O objetivo desse evento é tornar a escola um local acolhedor e estreitar laços entre a comunidade escolar. Entretanto, um vento de boas vindas não precisa significar dor de cabeça para a gestão e trabalho extra para os funcionários. O ideal é que o evento seja prazeroso e que todos aproveitem. Aproximar a família da instituição é sempre uma preocupação para os gestores um evento de boas-vindas bem planejado pode ser uma boa estratégia para alcançar esse objetivo. Além disso, é importante estar preparado para atender as famílias. Por isso, preparamos um guia com os 5 motivos de maior atendimento aos pais nas escolas. Baixe gratuitamente.

Compartilhar

Leia Também:

Deixe seu comentário